Com três vitórias em três jogos e um set perdido, as brasileiras Ana Patrícia e Duda estão classificadas para as quartas do Elite 16 de Espinho, em Portugal. A competição é a principal do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e é a quarta de nove etapas da temporada.
Líderes do ranking mundial e com vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, elas derrotaram nesta sexta-feira (24) as lituanas Aine Raupelyte e Minika Paulikiene por 2 a 0, parciais de 21/13 e 21/14 e terminaram na liderança do Grupo A.
Outra dupla com vaga olímpica, Bárbara Seixas e Carol Solberg terminaram na segunda colocação do Grupo C e terão que disputar as oitavas de final. Nesta sexta, elas perderam para as italianas Valentina Gottardi e Marta Menegatti por 2 a 1, parciais de 21/19, 13/21 e 15/9 e para as espanholas Daniela Álvarez e Tania Moreno por 23/21 e 21/19. A dupla da Espanha terminou em primeiro e passou direto às quartas de final.
Uma terceira dupla brasileira na chave feminina, Tainá e Victoria só conquistaram uma vitória no Grupo D e também disputarão as oitavas. Na última rodada, elas perderam para as holandesas Katja Stam/Raïsa Schoon por 21/16 e 21/18.
No torneio masculino, as duplas brasileiras classificadas para os Jogos de Paris estavam no Grupo D. Em terceiro no ranking, André Stein e George ficaram na vice-liderança após perderem para os norte-americanos Miles Evans e Chase Budinger por 21/19 e 21/14. E Evandro e Arthur Lanci venceram os portugueses João Pedrosa e Hugo Campos 29/27 e 21/19 e garantiram a terceira posição. No sábado, eles jogarão a fase de oitavas de final.