O pernambucano Thiago Monteiro está perto de garantir uma vaga na chave principal do Masters 1000 de Madri, na Espanha, importante preparativo para Roland Garros. O brasileiro ganhou a batalha de três sets contra o francês Lucas Pouille nesta segunda-feira (22), de virada, e definirá a classificação nesta terça (23), diante do experiente Radu Albot, da Moldávia.
Monteiro começou o jogo trocando pontos com o francês, mas acabou perdendo o serviço justamente quando estava em desvantagem de 5 a 4. Pouille aproveitou o segundo set point para sair em vantagem na partida.
O brasileiro manteve a concentração e voltou melhor para o segundo set. Quebrou no quinto game e manteve a vantagem até o fim. Com 5 a 3, viu o rival salvar dois set points e fechar. Mas confirmou o serviço depois e devolveu o 6 a 4.
No terceiro e decisivo set, jogo igual até o 4 a 4, com tenistas confirmando o serviço sem ameaças. Monteiro, então, pressionou o saque de Pouille e se deu bem, quebrando e abrindo enorme vantagem para fechar o jogo. Bastava confirmar o saque. E ele não desperdiçou a chance, novamente marcando 6 a 4 e avançando após 2h05 no segundo match point.
O brasileiro definirá sua presença na chave principal do torneio, a nível ATP 1000, nesta terça-feira pela manhã, diante de Albot, que protagonizou a maior zebra do qualificatório ao passar pelo favorito 1, o espanhol Pedro Martínez, por 6/2 e 6/3.
Já Felipe Meligeni não levou sorte ao ter pela frente o ex-número 3 do mundo, o austríaco Dominic Thiem, e acabou superado, também em jogo de três sets, parciais de 6/3, 3/6 e 7/5 para o experiente rival.
No qualificatório feminino do WTA 1.000 de Madri, a paulista Laura Pigosi foi superada pela norte-americana Bernarda Pera, e se despediu em sets diretos, parciais de 6/4 e 6/2.
Thiago Wild, João Fonseca e Bia Haddad Maia já estão classificados, de forma direta, para os torneios masculino e feminino na capital espanhola.
Outros brasileiros pelo mundo
No Challenger de Ostrava, na República Tcheca, o gaúcho Orlando Luz perdeu na rodada decisiva do qalificatório e não disputará a chave de simples. Com parciais de 4/6, 6/4 e 7/6 (1), ele foi superado pelo eslovaco Norbert Gombos.
Mas nas duplas, Orlandinho é terceiro cabeça de chave ao lado do norte-americano Evan King. Eles começam torneio na quarta-feira, diante da parceria do local Patrik Rikl e do ucraniano Vitaliy Sachko.
Em Concepción, no Chile, o pernambucano José Pereira passou pela segunda rodada do qualifying ao marcar 6/0 e 6/3 sobre o norte-americano Jacob Brum e garantiu vaga na chave principal do torneio Challenger ao lado de Pedro Boscardin, Nicolas Zanelatto e Daniel Dutra da Silva.
Já Gabriel Decamps acabou superado pelo grego Stefanos Sakellaridis por duplo 6/4 e acabou eliminado no qualificatório, assim como Igor Gimenez, que parou no argentino Franco Ribeiro, que fez 7/5 e 6/0.
No ITF de Mosquera, na Colômbia, Vítor Leaf superou a última rodada do qualifying. Ele fez um duplo 6/2 sobre o argentino Nahuel Fernández. Quem também passou foi Ryan dos Santos, que precisou de três sets para derrotar o colombiano Mateo Castañeda, parciais de 6/7 (6), 7/6 (2) e 10-6. Já Joaquim Almeida fez um duplo 6/1 no local José Camilo Mesa. O trio se juntará a Mateo Reyes, que será o quinto cabeça de chave do torneio.
Entre as mulheres, Letícia Vidal não passou do quali na Colômbia. Ela perdeu para a norte-americana Isabella Barrera por 6/4 e 7/5; A paranaense Georgia Gulin ainda enfrentará a mexicana Natalia Sousa em busca de vaga na chave principal, onde já estão Júlia Konishi e Carolina Meligeni.