O Inter iniciou, na terça-feira (2), sua oitava participação na Copa Sul-Americana. Campeão da edição de 2008, o Colorado busca o bicampeonato do torneio, e apesar do frustrante empate em Córdoba, diante do Belgrano, o retrospecto de estreias na competição não é dos melhores. Computado o 0 a 0 na Argentina, são seis empates, uma derrota e apenas uma vitória.
A única vez em que o Inter iniciou a Sul-Americana com vitória foi em 2005, quando os jogos eram eliminatórios desde a primeira fase. No Beira-Rio, o time de Muricy Ramalho fez 2 a 1 no São Paulo, gols de Elder Granja e Gustavo Papa, e com um empate em 1 a 1, no Morumbi, gol de Fernandão, de pênalti, avançou para a segunda etapa onde eliminou o Rosario Central, até parar nas quartas de final contra o Boca Juniors.
No ano da conquista do título, o Inter eliminou o Grêmio com dois empates, 1 a 1 no Beira-Rio e 2 a 2 no Olímpico. A equipe de Tite passou pelo critério do gol qualificado e, depois, eliminou Universidad Catolica-CHI, Boca Juniors e Chivas Guadalajara, até superar o Estudiantes na decisão.
Confira as estreias do Inter na Sul-Americana:
2003 - Santos 1 x 1 Inter
* Eliminado num grupo que ainda tinha o Flamengo. O Santos ficou com a vaga
2004 - Figueirense 0 x 0 Inter
* Passou por Figueirense, Grêmio, Cruzeiro, Junior-COL, até ser eliminado pelo Boca Juniros na semifinal
2005 - Inter 2 x 1 São Paulo
* Passou por São Paulo e Rosario Central, até ser eliminado pelo Boca Juniors nas quartas de final.
2008 - Inter 1 x 1 Grêmio
* Campeão
2009 - Inter 1 x 1 Universidad de Chile
* Perdeu o jogo de volta por 1 x 0 e foi eliminado.
2014 - Inter 0 x2 Bahia
* Empatou o jogo de volta em 1 x 1 e foi eliminado.
2022 - 9 de Octubre 2 x 2 Inter
* Terminou o Grupo E, que ainda tinha Guaireña-PAR e Independiente Medellín, em primeiro lugar. Eliminou o Colo-Colo, nas oitavas, e caiu para o Melgar, nas quartas de final.