O francês Enzo Couacaud conquistou neste domingo (7), o título do Aberto de Florianópolis, torneio ATP Challenger 75, disputado nas quadras do Lagoa Iate Clube, com premiação total de US$ 82 mil (R$ 414,5 mil). Na decisão, o número 217 do ranking mundial bateu o brasileiro João Lucas Reis, de virada, parciais de 3/6, 6/4 e 7/6 (1) e garantiu 75 pontos na classificação da ATP, o que lhe deixa na 169º posição a partir de segunda, quando a lista será atualizada.
Vice-campeão do São Léo Open, na última semana, Couacaud quebrou uma série de quatro finais sem vitória. Sua última conquista havia sido no Challenger de Las Palmas (Espanha), em fevereiro de 2021. Agora, ele soma três títulos em torneios deste nível e 12 da série ITF World Tennis Tour, que são os eventos de menor porte.
Pelo vice, João Lucas Reis irá conquistar 39 colocações no ranking mundial, saindo do 319º para o 280º lugar. Porém, o pernambucano de 24 anos segue sem um título de Challenger, após perder a terceira decisão. Ele tem no currículo três troféus da ITF.
— Fico feliz não apenas por chegar na final, mas por toda a competição. Esta foi uma semana muito especial para eu virar uma chave na cabeça e entender como posso jogar o meu melhor tênis — disse o brasileiro.
Na decisão de duplas masculinas, o israelense Daniel Cukierman e o espanhol Carlos Sánchez Jover derrotaram argentino Lorenzo Joaquín Rodríguez e o uruguaio Fracno Roncadelli por 2 a 1, parciais de 6/0, 3/6 e 10-4.