O polonês Hubert Hurkacz, número 10 do mundo, conquistou o primeiro título da carreira no saibro neste domingo (7), ao vencer a final do ATP 250 de Estoril contra o espanhol Pedro Martínez (77º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em uma hora e 24 minutos.
Segundo cabeça de chave do torneio, o tenista de 27 anos não teve dificuldades na partida e somou seu oitavo título no circuito. Seis dele foram em quadra dura, um na grama e agora ele consegue o primeiro no saibro, superfície em que nunca havia disputado uma final até então. Na categoria 250, esta foi a quinta conquista de Hurkacz.
Este também foi primeiro título de Hurkacz em 2024. Sua última conquista havia sido o Masters 1000 de Xangai, em outubro do ano passado.
Na segunda-feira, o jogador polonês vai aparecer na nona posição do ranking da ATP. Nesta próxima semana, ele vai participar do Masters 1000 de Monte Carlo, onde começará contra o britânico Jack Draper (39º).
Por sua vez, Pedro Martínez, grande surpresa do torneio ao derrubar o norueguês Casper Ruud (8º) na semifinal, vai subir 17 posições no ranking com o vice-campeonato. O tenista espanhol buscava seu segundo título no circuito, depois de ter sido campeão do ATP 250 de Santiago em 2022.
Na final de duplas, o equatoriano Gonzalo Escobar e o cazaque Aleksandr Nedovyesov superaram a parceria dos franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul por 7/5 e 6/2 e conquistaram o terceiro título jogando juntos.