A estrutura estava toda preparada desde a última quinta-feira (11), mas foram poucas as horas em que os skatistas desfrutaram da pista da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, pela terceira etapa do STU National, o circuito brasileiro de skate. Um dia antes do início das competições, a organização já havia tomado a decisão de adiantar as semifinais femininas para sexta e de tornar as baterias de street e de park concomitantes em virtude da previsão de chuva que tinha e tem para a Capital nos próximos dias.
Como um relógio britânico, às 11h30min, as provas foram iniciadas de um lado e de outro. No street, na primeira bateria, Ivan Monteiro foi quem avançou direto para as semifinais, liderando com 78,60 pontos. Logo na sequência, ficaram Bruno Melão e Alexandre Souza, ambos foram para a repescagem. Sérgio André teve a pior nota e terminou eliminado.
Sem perder tempo, em seguida, Julio Zanotti (classificado para a semifinal), João Lucas Alves (repescagem), Jhony Melhado (repescagem) e Paulo Guerra (eliminado) começaram a distribuir manobras no street. Do lado, no bowl da Orla, o park ia ocorrendo. Foram duas baterias ininterruptas. Kalani Konig, vencedor da prova no ano passado, avançou direto para a semifinal na de número 1, seguido por Diego Takahashi na segunda.
Quando as terceiras baterias começavam seus aquecimentos, a chuva começou a ficar mais grossa e mais frequente, deixando boa parte da pista molhada. Isso fez com que a organização paralisasse o campeonato e aguardasse. E aguardar foi a palavra que definiu a sexta-feira no STU. No skate, é impossível realizar a competição com as pistas molhadas, pelo espetáculo, mas também pela segurança dos atletas.
A garoa diminuiu perto das 13h, o que foi um sinal para que funcionários com rodos e sopradores de folhas adentrassem às pistas para secarem o solo. Com a trégua, mais duas baterias foram realizadas — uma no street e outra no park. Gabryel Aguillar levou a melhor na primeira e Victor Ikeda na segunda.
No entanto, a alegria durou poucos minutos e o chuvisco voltou a cair na Orla. Já passava das 14h, quando a competição voltou mais uma vez, de novo no park, com Murilo Peres avançando diretamente para as semifinais. Mas depois não teve mais jeito. O clima fechou em Porto Alegre, a chuva se tornou contínua, prejudicando a programação estabelecida pela organização do evento.
Com o atraso nas competições masculinas e femininas, agora a corrida para acabar o STU não vai ser apenas contra a chuva, mas também contra o tempo. Por isso, o dia de disputa começará mais cedo neste sábado, às 9h, e a organização optou por mudar o formato do campeonato masculino, com os três primeiros de cada bateria da primeira fase se classificando para as semifinais. Assim, serão formadas três baterias de seis skatistas cada, com os dois primeiros de cada uma seguindo para as finais de domingo.
ELIMINATÓRIAS – RESULTADO STREET MASCULINO*
BATERIA 1
- 1º – Ivan Monteiro – 78,60 (classificado direto para a semi)
- 2º – Bruno Melão – 65,29 (repescagem)
- 3º – Alexandre Souza – 61,53 (repescagem)
- 4º – Sérgio André – 51,57 (eliminado)
BATERIA 2
- 1º – Julio Zanotti – 78,28 (classificado direto para a semi)
- 2º – João Lucas Alves – 77,46 (repescagem)
- 3º – Jhony Melhado – 63,56 (repescagem)
- 4º – Paulo Galera – 60,08 (eliminado)
BATERIA 3
- 1º – Gabryel Aguilar – 80,26 (classificado direto para a semi)
- 2º – Sebastian Simonetto – 78,00 (repescagem)
- 3º – Wilson Chaves – 66,51 (repescagem)
- 4º – Douglas Molocope – 57,72 (eliminado)
ELIMINATÓRIAS – RESULTADO PARK MASCULINO*
BATERIA 1
- 1º – Kalani Konig – 75,67 (classificado direto para a semi)
- 2º – Gui Khury – 73,00 (repescagem)
- 3º – Rafael Tomé – 69,00 (repescagem)
- 4º – Bernardo Fraga – 52,33 (eliminado)
BATERIA 2
- 1º – Diego Takahashi – 71,74 (classificado direto para a semi)
- 2º – Dan Sabino – 68,67 (repescagem)
- 3º – Giovanni Fontanela – 54,33 (repescagem)
- 4º – Felipe Foguinho – ausente
BATERIA 3
- 1º – Victor Ikeda – 75,17 (classificado direto para a semi)
- 2º – Pedro Carvalho – 70,50 (repescagem)
- 3º – Gustavo Prates – 63,00 (repescagem)
- 4º – Ítalo Penarrubia – 39,67 (eliminado)
BATERIA 4
- 1º – Murilo Peres – 71,40 (classificado direto)
- 2º – Pedro Vita – 71,00 (repescagem)
- 3º – João Bito – 49,67 (repescagem)
- 4º – Vi Kakinho – ausente
*demais baterias não foram realizadas em virtude da chuva