Porto Alegre recebe a partir desta sexta (12) a terceira etapa do STU National 2024, evento já tradicional no calendário de competições do skate e também da Capital. Como nos dois últimos anos, a pista da orla do Guaíba, a maior da América Latina, receberá os campeonatos nas modalidades street e park, tanto masculino quanto feminino.
A disputas começam com o dia dedicado às eliminatórias e à repescagem das modalidades street e park no masculino. O sábado (13) terá as semifinais de ambos os gêneros, com as finais realizadas no domingo (14).
Depois de receber em anos anteriores atletas olímpicos, como Rayssa Leal, Pamela Rosa e Pedro Barros, a edição deste ano não terá três dos maiores nomes da modalidade no país. Mas esse é um movimento natural às vésperas da disputa dos Jogos Olímpicos de Paris.
O Brasil ainda tem 24 skatistas que brigam por vaga na Olimpíada. Desses, 15 não estarão em Porto Alegre para a disputa do STU. É importante esclarecer que o torneio na Capital não vale pontos para a corrida olímpica — dois torneios valerão: Xangai, na China, em maio, e Budapeste, na Hungria, em junho.
Além da "preservação" para os Pré-Olímpicos, na semana que vem, nos Estados Unidos, ocorre mais uma etapa da Street League Skateboarding, uma das principais competições da modalidade. Em San Diego, estarão Felipe Gustavo, Giovanni Viana, Rayssa Leal, Gabriela Mazetto, Filipe Mota, Kelvin Hoefler e Lucas Rabelo, todos na briga pela vaga em Paris. O último, inclusive, é o único desses que está em Porto Alegre.
Pamela Rosa, por exemplo, também não disputará o torneio na Costa Oeste dos Estados Unidos. No fim do ano passado, ela deu uma entrevista para a ESPN e afirmou que iria focar mais nos campeonatos da World Skate (classificatórios olímpicos).
No caso do park, nomes como Augusto Akio e Luigi Cini, bem colocados no ranking mundial, também são ausências. O segundo vive uma situação particular. Em novembro de 2023, ele sofreu uma entorse que afetou diversas estruturas do joelho direito: ligamento cruzado posterior, ligamento colateral medial, lesão no menisco e uma fissura no osso da tíbia. Mesmo assim, evitou fazer uma cirurgia e optou por um tratamento mais conservador. Por isso, passou a optar por campeonatos específicos que irá disputar até Paris.
Além de Lucas Rabelo, outros atletas estarão em Porto Alegre e brigam pela vaga nos Jogos. Isadora Pacheco e Fernanda Tonissi ainda tentam chegar à França no park feminino, enquanto Pedro Carvalho, Pedro Quintas e Murilo Peres disputam vaga no masculino. No street, Gabryel Aguilar tem chances de classificação, assim como Kemily Suiara e Isabelly Ávila.