Usain Bolt desafiou Kylian Mbappé a correr os 100 metros rasos, prova que consagrou o jamaicano como um dos maiores atletas de todos os tempos. O medalhista olímpico, depois de apresentar o Prêmio Laureus, nesta segunda-feira (22), elogiou o atacante:
— Eu teria amado ter competido com Mbappé no meu auge para ver o quão perto ele estaria. Mas sinto que um dia ele precisa correr 100 metros.
Em março, uma análise da BBC mostrou que o atacante francês deu um sprint de 100 metros em 10,9 segundos na vitória do PSG sobre a Real Sociedad na Champions League. Ainda que a marca seja impressionante por ter apenas 1,4 segundo a menos que o recorde mundial de 9s58, de Bolt, a disparidade ainda é grande.
Mbappé teria alcançado 33km/h. Quando enquadrado no atletismo, o jogador estaria apenas na posição 2.302 dos registros de tempo dos 100 metros neste ano. Mesmo com essa velocidade, Bolt teria vantagem de 12,1 metros à frente do francês, na comparação entre os dois tempos.
Em outra partida, Mbappé já chegou a 36,1 km/h. Bolt, contudo, já atingiu 44,7 km/h, com 37,5 km/h de média quando registrou o recorde mundial.
— Mbappé é muito rápido com a bola, isso que é difícil de fazer. É um talento especial. Mas ainda posso vencê-lo em uma corrida de 100 metros — garantiu o jamaicano.
Aventureiro em outros esportes
Bolt faz o convite depois de ele já ter se aventurado fora do seu esporte. Ainda antes de dedicar-se ao atletismo, o jamaicano jogou críquete. Após já ser um atleta consagrado, ele participou do jogo de estrelas da NBA e celebridades, em 2013, mas não aproveitou seu 1,96 metro de altura e marcou apenas dois pontos.
Torcedor declarado do Manchester United, Bolt já afirmou que gostaria de vestir a camisa dos Red Devils. A chance na Inglaterra não veio, mas, em 2018, ele atuou no ataque do Strømsgodset, da Noruega, com a camisa 9,58, em alusão ao recorde dos 100 metros. No mesmo ano, a lenda do atletismo fez um dos gols da vitória por 4 a 0 do Central Coast Mariners contra o Macarthur South West United.