A quarta-feira (13), data em que completou 12 anos, foi especial para Luís Fernando. A expectativa nem era das melhores. Afinal, ele luta contra uma leucemia mielóide aguda e teria de passar o dia internado para mais um ciclo de quimioterapia. No entanto, um trabalho integrado de profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre não deixou com o que dia passasse despercebido.
Tudo começou com a iniciativa de Kisy da Costa Corrêa, médica hematologista que acompaha o menino. Ao saber da adoração dele pelo futebol e, especialmente por Neymar, fez contato com o jogador do Al Hilal e da Seleção Brasileira pedindo que mandasse uma mensagem para o fã.
— Peguei essa ideia para mim e fui atrás. E com a ajuda de muitos conhecidos, muitos compartilhamentos, muitas curtidas, a gente alcançou o sonho do Luís — conta a médica Kisy da Costa Corrêa.
Neymar foi solícito e respondeu:
"Oi, Luís Fernando. Estou passando para te mandar um abraço. Agradecer o carinho, te desejar parabéns e boa recuperação. Fica com Deus, um beijo."
Além de Neymar, Rochet, goleiro do Inter, clube pelo qual Luís Fernando torce, parabenizou o garoto.
"Olá, Luís Fernando. Aqui é o Chino Rochet. Queria lhe enviar saudações pelos 12 anos. Sei que prepararam uma festa. Espero que desfrute muito. Quero desejar uma pronta recuperação. Obrigado por estar sempre na torcida por nós. Forte abraço. Vamos para cima."
A emoção de Luís Fernando, que chegou a encher os olhos de lágrimas, ficou marcada também para a mãe Sandra Deconto, que largou o emprego como cozinheira em Encantado para estar ao lado do filho caçula durante a recuperação.
— Ele está realizado. Amou tudo. Nunca vai esquecer esse dia. Disse que foi o melhor aniversário da vida dele — contou Sandra.
Além das mensagens, Luís Fernando também foi presenteado com uma camisa da Seleção Brasileira. O momento inesquecível contou com o apoio de médicos, técnicos, times de psicologia, nutrição, enfermagem e serviço social do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
A leucemia é um tipo de tumor que afeta a médula óssea, responsável pela produção das células sanguíneas. A mieloide aguda é o tipo mais comum da doença. Ela ocorre quando as células tronco-mielóides sofrem alterações genéticas, formando os blastos, como são conhecidas as células que não conseguem amadurecer. Elas multiplicam-se descontroladamente, atrapalhando o desenvolvimento das células saudáveis.