Sócrates, um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro, se tornará nome de rua fora do País. O ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira foi homenageado e agora batiza uma nova rua na cidade de Saint-Ouen, na França, próximo à capital Paris. A homenagem será oficializada neste sábado (30), com a inauguração da via.
A "Rue Doutor Sócrates" está localizada dentro da Vila Olímpica, onde a delegação brasileira se hospedará durante os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A homenagem foi idealizada pelo prefeito da cidade, Karim Bouamrane, e anunciada ainda em outubro do ano passado após um encontro do gestor local com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo. O local será mantido após a realização da Olimpíada.
Em publicação feita nas redes sociais após o evento de apresentação da nova rua, que ocorreu nesta sexta-feira (29), Karim definiu Sócrates como um "grande jogador de futebol brasileiro que foi ativista pela democracia, igualdade e direitos civis. Sócrates encarna os valores de igualdade, progresso, solidariedade, fraternidade e irmandade. Orgulho de que a nossa cidade seja a primeira cidade do mundo a ter uma rua Sócrates", escreveu o prefeito.
Esta não é a primeira via no mundo que recebe o nome do jogador. Em fevereiro, a Rua Edgar Rodrigues, localizada no boulevard do estádio Santa Cruz, do Botafogo de Ribeirão Preto, clube onde o craque despontou para o futebol, passou a se chamar "Esplanada Doutor Sócrates".
Morto em 2011 por causa de uma infecção intestinal, Doutor Sócrates, se estivesse vivo, completaria 70 anos em 2024. O ex-meio-campista marcou época no Corinthians e na Seleção Brasileira, onde disputou as Copas do Mundo de 1982 e 1986. Fora de campo, ganhou notoriedade pela atuação em favor da democracia nos movimentos Diretas Já e Democracia Corinthiana, do qual foi um dos idealizadores.