A seleção brasileira feminina de rugby sevens conquistou um resultado histórico neste final de semana. Em Los Angeles, as Yaras terminaram a quinta etapa do Circuito Mundial em sétimo lugar.
Nos evento, a campanha do Brasil começou com vitória sobre Fiji, bronze nos Jogos de Tóquio, e mesmo com derrotas para Nova Zelândia e África do Sul, garantiu vaga nas quartas de final, onde acabou perdendo, no domingo (3), para a Austrália por 26 a 5. Apesar da derrota o desempenho diante das líderes da temporada foi considerado muito bom.
Sem chances de disputar medalha, a seleção brasileira enfrentou a Irlanda, campeã da etapa de Perth (Austrália) e pela segunda vez seguida derrotou a rival. Com o placar de 28 a 14, o Brasil voltou a vencer um rival contra o qual havia ficado sete anos sem um resultado positivo sequer.
Em um primeiro tempo dominante, o Brasil abriu vantagem diante da Irlanda com Thalia e Bianca em duas belas corridas. As irlandesas, por sua vez, esboçaram uma reação com Reilly e Higgins, mas Thalia novamente e Raquel definiram a vitória brasileira por 28 a 14.
— Conseguimos fazer grandes jogos porque estamos sempre cumprindo nosso plano de jogo. Todo esse processo faz parte de uma construção rumo aos Jogos Olímpicos de Paris — comentou Raquel Kochhann, jogadora do Charrua (RS).
Com o resultado em Los Angeles, as Yaras conseguiram reduzir para um ponto a diferença em relação à Grã-Bretanha na classificação geral do Circuito Mundial. Após cinco etapas, o Brasil ocupa o nono lugar e precisa ganhar uma posição para seguir na elite mundial na próxima temporada sem a necessidade de disputar uma repescagem. A próxima etapa do Circuito ocorre entre os dias 5 e 7 de abril, em Hong Kong.
Outras duas etapas serão disputadas entre maio e junho, antes dos Jogos Olímpicos de Paris, evento para o qual o Brasil já está classificado.
Confira a classificação do Circuito Mundial após 5 etapas:
- Austrália – 90 pontos
- Nova Zelândia – 86
- França – 74
- Estados Unidos – 64
- Canadá – 62
- Irlanda – 48
- Fiji – 42
- Grã-Bretanha – 29
- Brasil – 28
- África do Sul – 18
- Japão – 16
- Espanha – 13