A seleção brasileira feminina de rugby sevens conquistou uma importante vitória no primeiro dia de disputa da quarta etapa do Circuito Mundial da modalidade. Em Vancouver, no Canadá, as Yaras, como são conhecidas as jogadoras do Brasil, venceram a Irlanda, campeã da etapa passada disputada em Perth (Austrália), por 24 a 7, e se recuperaram da derrota na estreia diante da atual campeã mundial e olímpica Nova Zelândia por 40 a 7.
O resultado é histórico, porque o Brasil já acumulava 17 derrotas consecutivas contra as irlandesas. Porém, as Yaras se impuseram com um jogo perfeito. No primeiro tempo, os tries de Bianca e Thalia abriram 12 a 0, que davam uma frente surpreendente às brasileiras. O ritmo seguiu, com a seleção tendo mais posse de bola e fechando sua defesa.
O try de Thalia no segundo tempo colocou a pressão definitiva sobre as irlandesas, que chegaram a reagir com o try de Parsons, mas logo sofreram um cartão amarelo decisivo. Com uma atleta a menos, a Irlanda viu Gabi correr para o festejado try da vitória brasileira, quebrando o jejum que perdurava desde 2017.
Neste sábado (24), o Brasil volta ao gramado do BC Place para enfrentar a África do Sul, que nos dois primeiros jogos perdeu para a Irlanda (28 a 7) e Nova Zelândia (35 a 5). A partida está marcada para às 15h59min (de Brasília) e se vencer a seleção estará classificada para as quartas de final, que também serão disputadas cinco horas mais tarde.
O Circuito Mundial da rugby sevens, que reúne as 12 melhores seleções do mundo e é disputado em um total de oito etapas. Nas três já realizadas, as brasileiras terminaram em nono lugar em Dubai e em décimo na Cidade do Cabo e em Perth.
— Buscamos uma constância ao longo do ano, com evolução. É sempre bom quando temos dois torneios seguidos como agora, porque é desafiador. Queremos um jogo cada vez mais fluido e já mostramos nossa capacidade de sermos um time mais frontal, capaz de colocar pressão nas adversárias no jogo de contato. E queremos ser imprevisíveis no ataque — avalia o técnico da seleção, o britânico Will Broderick.
A cada etapa do torneio, as 12 equipes são divididas em três grupos de quatro. Avançam às quartas de final as duas melhores de cada chave e as duas melhores terceiro colocadas. A Austrália venceu as duas primeiras etapas e foi segundo colocada, na terceira. Com 58 pontos lidera a temporada, seguida de Nova Zelândia (46), França (44), Irlanda (38) e Estados Unidos (36). O Brasil está em nono lugar com 14 pontos somados.