A primeira semifinal do WTA 1000 de Miami foi definida nesta terça-feira (26). A experiente bielorrussa Victoria Azarenka desafiará a cazaque Elena Rybakina por vaga na decisão de sábado.
Azarenka, de 34 anos, vem fazendo uma bela competição na busca do tetracampeonato em Miami. Ela já ergueu o troféu do WTA 1000 em 2009, 2011 e 2016. Mas havia seis temporadas que não ia tão longe na competição americana.
Para se garantir entre as quatro melhores, Vika teve de lutar muito diante da cazaque Yulia Putintseva, ganhando batalha de 2h55min, com parciais de 7/6 (4), 1/6 e 6/3.
—Isso (três títulos em Miami) sempre ficará nos livros de história. É incrível que meu filho possa tirar fotos minhas com o troféu. É muito especial. Estou muito feliz porque depois de todos esses anos ainda continuo animada para fazer um show e sigo motivada para competir e ir atrás dos meus sonhos. Estou no circuito faz 20 anos e ainda sinto que estou melhorando. Isso não tem preço para mim—comemorou Azarenka.
Já Rybakina e a grega Maria Sakkari protagonizaram um atrativo jogo para encerrar a jornada feminina do dia. E a tenista do Cazaquistão, apontada como principal favorita ao título após a queda da líder do ranking Iga Swiatek, foi quem abriu a primeira vantagem da partida, com 4 a 2 e serviço à disposição. Mas a grega buscou a igualdade em 4 a 4 com pontos diretos e erros bobos da adversária.
Em um primeiro set bastante equilibrado, Rybakina fechou em 7 a 5 com quebra em maravilhosa paralela de direita. Ela havia desperdiçado dois sets points com 15 a 40, mas na terceira oportunidade, não desperdiçou a chance.
O segundo set começou maluco, com três quebras seguidas. Até então sacando bem, Rybakina mostrou-se um tanto nervosa e sofria para encaixar seus golpes. Viu Sakkari abrir 3 a 1 e optou por trocar a raquete.
A modificação deu certo e a devolução da segunda quebra, aliada a um serviço perfeito, colocou a cazaque em vantagem pela primeira vez no set com 5 a 4, jogando a pressão para o outro lado. Com golpes precisos, 15 a 40 e dois match points para a quarta favorita. A grega se salvou e igualou o jogo em 5 a 5. A decisão foi ao tie-break, com Sakkari empatando com 7 a 4.
No terceiro set, as tenistas mantiveram seus serviços até o sétimo game, quando Rybakina conseguiu a quebra, depois confirmou seu serviço, fez 5 a 3 e teve dois match points no nono game, mas viu Sakkari lutar muito para fechar para 5 a 4.
Mas Elena Rybakina sacou muito bem no décimo game, obteve três aces e garantiu a vitória por 6 a 4, após 2h48 de um jogo muito bem disputado. Dessa forma, ela segue em busca de sua segunda final consecutiva no torneio e a quinta na carreira de um torneio desse porte.
Marcelo Melo avança nas duplas
Ao lado do francês Eduard Roger-Vasselin, o brasileiro Marcelo Melo passou para pela segunda rodada de duplas em Miami, após vitória sobre os americanos Christopher Eubanks e Ben Shelton por 6/7 (5), 7/5 e 10/8.
Nas quartas de final, eles vão encarar os cabeças de chave número 2, o norte-americano Austin Krajicek e o croata Ivan Dodig.