Robert Lewandowski ainda pode participar da Eurocopa. O artilheiro do Barcelona não marcou, mas a seleção da Polônia goleou a Estônia por 5 a 1 nesta quinta-feira (21), em Varsóvia, e se classificou para a final da Via A da repescagem para o torneio europeu, em que terá como adversário o País de Gales, que bateu a Finlândia por 4 a 1.
A seleção polonesa teve um jogo mais tranquilo do que o esperado contra os estonianos, ajudada especialmente porque os visitantes ficaram com um jogador a menos aos 27 minutos do primeiro tempo, quando o lateral Maksim Paskotsi recebeu cartão vermelho.
No momento da expulsão, a Polônia já vencia por 1 a 0, com gol do meia Przemyslaw Frankowski aos 22 minutos, que se antecipou à defesa e bateu cruzado, sem chances para o goleiro.
Em superioridade numérica, o time polonês construiu a goleada no segundo tempo marcando com Piotr Zelinski aos 5, Jakub Piotrowski aos 25 e Sebastian Szymanski aos 31, além do gol contra de Karol Mets 28 minutos. Com tudo já decidido, a Estônia fez seu gol de honra com Martin Vetkal aos 33.
Aos 35 anos, Lewandowski jogou os 90 minutos e foi muito ativo no ataque, apesar de ter passado em branco. Ele fez a assistência para o gol de Piotrowski e teve algumas oportunidades, como no chute que o goleiro Karl Hein salvou fazendo grande defesa (69').
* AFP