O Time André Góes foi o grande vencedor da edição 2024 do Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil (NBB) disputado nesse sábado (16), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Na decisão, a vitória foi sobre o Time Márcio por 22 a 21. Pela terceira vez na carreira, Lucas Dias foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) do evento e igualou o até então recordista isolado, o norte-americano Shamell Stallworth.
Cada confronto do Jogo das Estrelas foi disputado em dois tempos com seis minutos cada. Os duelos aconteceram entre dois times formados por atletas brasileiros, um entre os estrangeiros e os jovens talentos sub-22 do NBB.
Nas semifinais, o Time André Góes derrotou o Time Elinho por 36 a 21, após marcar 23 a 17 na primeira etapa. Felipe Vezaro foi o cestinha com 8 pontos, seguido de Lucas Dias e Rafael Rachel, com 7 cada. Na equipe perdedora, três jogadores terminaram com seis pontos: Elinho, Alex e Cauê Borges.
A segunda vaga na decisão foi definida entre o Time Larry Taylor, formado pelos estrangeiros, e o Time Márcio, formado por jogadores sub-22, e que levou a melhor por 29 a 16. Novaes, Zu Jr e Léo Cravero, todos com 5 pontos, foram os cestinhas da equipe brasileira. Isaac Thornton, também com 5, foi o principal pontuador dos gringos.
Final decidida no último segundo
Na decisão, o Time André Góes começou com um ritmo muito forte e, no primeiro período, comando por Lucas Dias, que anotou 8 pontos, liderou em 17 a 11. O ala-pvô do SesiFranca (SP) não marcou na etapa final, e com uma corrida de 6 a 0 no início do período, o Time Márcio chegou a empatar a partida.
As duas equipes seguiram trocando pontos e a 13 segundos do final, Rafael Rachel roubou a bola de Buiú e praticamente definiu a vitória do Time André Góes. O Time Márcio ainda teve a última tentativa com 1,6 segundo, mas Adyel não conseguiu converter o arremesso de seu lado da quadra.
— Tenho o objetivo de bater o Shamell ainda. O Shamell tem três se não me engano. Eu fiquei pensando nisso depois que vi uma reportagem dos maiores MVPs. Olha que dá para chegar no quarto ainda — comemorou Lucas Dias, que ainda prometeu cornetear o colega de equipe Márcio, pela vitória na decisão.