Os jogos de volta das oitavas de final da Champions League começaram a ser disputados e quatro equipes já estão garantidas nas quartas de final. São mais quatro jogos para definir os outros classificados.
Nos jogos de ida houve bastante equilíbrio: quatro mandantes saíram vencedores, dois visitantes ganharam e dois confrontos acabaram empatados. Nos jogos de volta, o fator casa é decisivo, porém não há gol qualificado.
Portanto, em caso de empate no placar agregado, os duelos vão ser resolvidos na prorrogação. Persistindo o resultado: penalidades.
Os cenários de cada confronto
Arsenal x Porto (ida: 0 x 1)
O gol no final do jogo em Portugal deixou o Porto em boa situação para o duelo de volta em Londres. A equipe portuguesa tem a vantagem do empate para se classificar. Vitória do Arsenal por um gol de diferença lava o confronto ao tempo extra. Os Gunners precisam vencer por dois ou mais gols para chegar na próxima fase de forma direta.
Barcelona x Napoli (ida: 1 x 1)
O empate na Itália deixa tudo em aberto para o jogo de volta na Catalunha. Uma nova igualdade leva a partida à prorrogação. Quem vencer segue vivo na Champions League. O Barça joga como mandante, mas não em sua casa habitual. O Camp Nou está em obras e o confronto será a cinco quilômetros de distância, no Estádio Olímpico Lluis Company.
Borussia Dortmund x PSV (ida: 1 x 1)
O outro duelo que terminou empatado aconteceu na Holanda. Contudo, na Alemanha, o Borussia terá o apoio da sua fanática torcida para buscar uma vitória simples para garantir a vaga. O PSV busca se manter na competição com uma vitória também. Um novo empate vai gerar o tempo extra nesse confronto.
Atlético de Madrid x Inter de Milão (ida: 0 x 1)
Por fim, em um dos confrontos mais equilibrados das oitavas, a Inter se deu melhor no jogo de ida. Um empate classifica os atuais vice-campeões da Champions League. O Atlético de Madrid precisa vencer por dois ou mais gols para avançar de forma direta, qualquer resultado positivo por apenas um gol de vantagem leva o duelo à prorrogação.