O cearense Thiago Monteiro está classificado às quartas de final do Rio Open. Nesta quinta-feira (22), ele derrotou o paulista Felipe Meligeni por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3, em 1h41min de partida disputada na Quadra Guga Kuerten, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Atual número 117 do ranking mundial, Monteiro busca retornar ao grupo dos 100 melhores para ainda sonhar com uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Convidado da organização, o tenista de 29 anos acabou sendo beneficiado na estreia, quando o espanhol Carlos Alcaraz, número 2 do mundo, acabou sofrendo uma entorse no tornozelo direito e precisou deixar a quadra após o segundo game.
Esta será a segunda vez que Thiago Monteiro disputará as quartas no Rio Open, repetindo a campanha de 2017, quando caiu para o norueguês Casper Ruud. Com a atual campanha, ele está somando 100 pontos no ranking e subindo provisoriamente para o 102º lugar.
O próximo rival do brasileiro será o argentino Sebastian Baez, quinto cabeça de chave e dono de quatro títulos no circuito, todos de ATP 250. Nesta quinta, o número 30 do mundo eliminou o compatriota Facundo Díaz Acosta em sets diretos, parciais de 7/6 (1) e 6/3.
Em outros jogos das oitavas, o sérvio Dusan Lajovic eliminou o compatriota Laslo Djere, sexto favorito, por 6/2 e 7/5 e agora vai encarar o argentino Francisco Cerúndolo, cabeça 4, nas quartas de final.