O gaúcho Rafael Matos e o colombiano Nicolas Barrientos emplacaram, nesta quinta-feira (22), mais uma vitória no Rio Open. Com isso, garantiram vaga na semifinal de duplas do maior torneio da América do Sul, disputado no piso de saibro, com premiação acima dos US$ 2 milhões (R$ 9,9 milhões) e que é da categoria 500 da ATP.
Número 58 do ranking mundial, Matos treina na ADK Tennis, de Itajaí (SC), e soma seis títulos na carreira, todos eles em torneios da série 250 da ATP, sendo o último deles em Sofia, na Bulgária, em outubro de 2022. À época, ele ainda jogava com o espanhol David Vega Hernández, seu parceiro em quatro títulos e cinco finais, incluindo o ATP 500 de Tóquio de 2022, quando eles perderam para o mineiro Marcelo Melo e o norte-americano Mackenzie McDonald.
Matos e Barrientos derrotaram a dupla cabeça de chave 4, formada pelos alemães Tim Puetz e Kevin Krawietz por 2 sets a 1 com parciais de 3/6 7/6 (5) 10/8. Eles vão brigar por vaga na decisão nesta sexta-feira contra os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori, que venceram o espanhol Roberto Baena e o sérvio Dusan Lajovic por 6/2 e 6/3.
— Mais uma vez saímos atrás no placar, 3 a 0, por um erro nosso. Esta é uma coisa que a gente tem tentado melhorar. Em alguns jogos, conseguimos, mas na maioria não. O lado bom é que temos conseguido dar a volta e o jogo hoje (quinta) foi decidido nos detalhes, jogo muito pegado contra uma dupla muito experiente, para mim uma das melhores do circuito. Então, é uma grande vitória. Estou muito feliz— disse Matos, que em 2023 foi campeão de duplas mistas do Australian Open com Luisa Stefani.
Do outro lado da chave, os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul garantiram vaga na semifinal ao derrotarem o britânico Julian Cash e o norte-americano Robert Galloway por 6/4, 3/6 e 10-5.
Os franceses ainda precisam aguardar o resultado da outra partida de quartas de final, que ocorrerá na sexta-feira entre os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler e os argentinos Máximo González e Andrés Molteni — atuais campeões do torneio, que nesta quinta eliminaram os brasileiros Fernando Romboli e Thiago Wild por 2 a 0, parciais de 6/3 e 7/5.