A equipe brasileira que disputou o Grand Slam de Paris de judô, importante competição para os preparativos para os Jogos Olímpicos, terminou sem medalhas. Neste domingo (4), o Brasil esteve muito perto de conquistar a medalha de bronze com Rafael Macedo, que acabou sendo surpreendido pelo quirguiz Erlan Sherov. Com isso, ficou em quinto lugar da categoria até 90kg.
Rafael Macedo era a principal esperança de medalha para o Brasil. Ele ficou de bye na primeira rodada e derrotou o guineense Abdoulaye Millimono, o israelense Li Kochmann e o sueco Marcus Nyman para chegar na semifinal, quando perdeu para o turco Mihael Zgank, no Golden Score, ao receber três punições. Zgank acabou com a medalha de ouro.
Na disputa pelo bronze, o brasileiro fez um duelo acirrado, mas a 30 segundos do tempo regulamentar, acabou sendo surpreendido por Erlan Sherov, que aplicou um ippon para vencer Rafael Macedo.
Ainda neste sábado (3), Leonardo Gonçalves, na categoria até 100kg, perdeu na segunda rodada para o sérvio Aleksandar Kukolj. Na mesma categoria, Rafael Buzacarini chegou até as oitavas de final, mas acabou sendo superado por Dzhafar Kostoev, dos Emirados Árabes.
Já Rafael Silva, o Baby, foi aquém das expectativas ao cair logo na primeira rodada. Ele foi superado nas punições pelo turco Ibrahim Tataroglu, na categoria acima dos 100kg. Única mulher no tatame deste domingo, Karol Gimenes também foi eliminada na estreia ao perder para Migle Jujlia Dudenaite, da Lituânia.
O Brasil contou com 21 atletas e teve com Rafael Macedo, em quinto lugar, como melhor resultado. Nauana Silva, Rafaela Silva e Willian Lima perderam na repescagem e ficaram na sétima colocação.