Rafaela Silva e Willian Lima foram os brasileiros mais bem colocados no primeiro dia do Grand Slam de Paris, importante competição de judô neste início do ano para os preparativos para os Jogos Olímpicos. A dupla caiu na repescagem e fechou na sétima colocação. Com os resultados eles somaram 260 pontos no ranking olímpico.
Primeiro brasileiro a entrar no tatame nesta sexta-feira (2), Willian Lima ficou muito perto de disputar uma medalha em Paris. O judoca da categoria meio-leve (66kg) estreou com vitória sobre o francês Daiki Bouba forçando as três punições ao oponente. Repetiu a dose em combate com Obid Dzhebov, do Tajiquistão, e avançou direto às quartas de final após o cazaque Yasset Kuanov não se apresentar para o combate.
Em busca de vaga na semifinal encarou o mongol Baskhuu Yondonpenrenlei, e liderava o placar com dois shidos e ainda ficou perto de encaixar um waza-ari. Não conseguiu e acabou imobilizado no golden score. Desgastado pela dura batalha, Willian Lima perdeu por ippon do espanhol David Garcia Torne, na repescagem e não conseguiu ir à disputa do bronze. O adversário acabaria subindo no pódio para dividir o terceiro lugar con Narmandakh Bayanmunkh, dos Emirados Árabes Unidos. Em um final japonesa, Takeshi Takeoka venceu Toshiro Maruyama e ficou com o ouro.
Um dos grandes nomes do Brasil e em sua primeira competição no ano, Rafaela Silva, campeã olímpica de 2016, no Rio, largou em Paris com belo ippon sobre a eslovena Kaja Kajzer, na categoria leve (57kg). Para avançar às quartas, ele teve mais trabalho diante da japonesa Akari Omori, mas venceu nas punições.
A definição por vaga nas semifinais acabou no golden score, com Rafaela perdendo no golden score, por imobilização, para a francesa Faiza Mokdar e caindo para a repescagem. Na luta que poderia colocá-la na disputa do bronze, nova derrota, desta vez por punições diante da sérvia Marica Perisic e sétimo lugar no Grand Slam.
No mesmo peso, os 57kg, Jéssica Lima passou pela estreia, com ippon diante de Altantsetseg Batsukh, dos Emirados Árabes Unidos. Na segunda rodada, ela deu uma boa entrada na campeã olímpica Nora Gjakova, do Kosovo, mas não deu sequência no golpe e acabou imobilizada.
Após eliminar Rafaela Silva, Faiza Mokdar cresceu na competição e levou o ouro em decisão contra a canadense Christa Degunchi. O bronze foi dividido entre a francesa Sarah Leonie Cysique e a candense Jessica Klimkait.
Michel Augusto também caiu na segunda luta do peso ligeiro (60 kg), superado nas punições pelo sul-coreano Kim Won Jim, 15º do mundo, após estrear com triunfo no golden score, sobre o norte-americano David Terao.
Outro judoca dos 60 kg foi Roger Pereira, que estreou no circuito sênior com boa apresentação diante do francês Gabin Supervielle, sendo derrotado somente no golden score, ao sofrer um waza-ari. A medalha de ouro ficou o local Luka Mkheidze, que venceu o sul-coreano Harim Lee na decisão. O pódio ainda teve o japonês Taiki Nakamura e o espanhol Francisco Garrigós, dividindo o bronze.
No ligeiro feminino (48kg), Natasha Ferreira caiu na estreia diante da italiana Francesca Milani, ao sofrer um waza-ari no golden score, enquanto Alexia Nascimento perdeu para a colombiana Erika Lasso, da mesma forma. A francesa Shrine Bouki foi a campeã. A japonesa Wakana Koga ficou com a prata e a espanhola Laura Martínez e a italiana Assunta Scutto ficaram com o bronze.
Larissa Pimenta caiu nas punições diante de Sita Kadamboeva, do Uzbequistão, logo em sua estreia do meio-leve (52kg), enquanto Jessica Pereira sofreu um waza-ari da japonesa Kisumi Omori, na primeira rodada. A medalha de ouro ficou com a kosovar Distria Kasniqi, que na final venceu a britânica Chelsie Giles. A espanhola Ariana Toro e a Kisumi Omori dividiram a terceira posição.
O Grand Slam de Paris prossegue no sábado e o Brasil terá sete atletas em ação. Ketleyn Quadros e Gabriella Mantena (63kg), Ellen Froner e Luana Carvalho (70kg), Vinícius Ardina e Gabriel Falcão (73kg) e Guilherme Schimidt (81kg).
As lutas preliminares começam às 5h (de Brasília) e serão transmitidas pelo judotv.com. Já as finais começam às 13h e serão exibidas pelo Sportv 3, Canal Olímpico do Brasil, NSports e Caze TV.
Confira as lutas de estreia dos brasileiros no sábado:
Peso leve (73kg)
Gabriel Falcão
Bye na 1ª rodada
2ª rodada - Guillaume Chaine (FRA)
Vinícius Ardina
Bye na 1ª rodada
2ª rodada - Haocheng Chen (Macau)
Peso meio-médio (81kg)
Guilherme Schmidt
Bye na 1ª rodada
2ª rodada - vencedor de Ruslan Mussayev (KAZ) x Muso Sobirov (UZB)
Peso meio-médio (63kg)
Nauana Silva
1ª rodada - Orgil Tsegmid (MGL)
Ketleyn Quadros
1ª rodada - bye
2ª rodada - Andreja Leski (SLO)
Peso médio (70kg)
Ellen Froner
1ª rodada - bye
2ª rodada - Kelly Petersen Pollard (GBR)
Luana Carvalho
1ª rodada - bye
2ª rodada - vencedora de Aina Laura Rasoanaivo (MAD) x Florine Soula (FRA)