Começou nesta sexta-feira (2) o Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, no Catar. A competição se estende até 18 de fevereiro e reúne seis modalidades: natação, saltos ornamentais, high diving, nado artístico, águas Abertas e polo aquático. Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o país está representado em todas.
O Mundial vale vaga na Olimpíada de Paris, que vão ocorrer entre 24 de julho e 11 de agosto. A delegação brasileira tem 63 atletas e 40 integrantes das comissões técnicas dos seis esportes. Ao todo, as competições reúnem mais de 190 países e 2,5 mil atletas.
Quais vagas olímpicas estão em disputa
- Natação — Vagas para 13 comitês olímpicos nacionais (CONs) por revezamento com base nos tempos de eliminatórias e finais do Mundial de Fufuoka, que ocorreu no ano passado.
- Saltos ornamentais — Quatro vagas nas provas por equipe e 12 nas individuais.
- Nado artístico — Os cinco CONs melhores colocados obtém uma vaga cada.
- Águas abertas (maratona aquática) — Os 13 primeiros colocados garantem vaga, no masculino e feminino. Também há uma vaga extra para cada continente para o atleta com melhor colocação na prova de 10 quilômetros.
- Polo aquático — No masculino, as quatro equipes de melhor colocação asseguram vaga em Paris. No feminino, as vagas são para as duas melhores colocadas.
*O High Diving ((plataformas de no mínimo 20 metros ao invés de no máximo 10 metros, como nos saltos ornamentais) não é uma modalidade olímpica.
**Caso país ou competidor que obtenha a vaga pelo Mundial já esteja classificado, a oportunidade passa ao CON e/ou atleta posicionado logo depois.
Destaques do Brasil
O principal nome do Brasil é a campeã olímpica em águas abertas Ana Marcela Cunha, que ainda busca vaga para os Jogos Olímpicos nos 10 quilômetros. A gaúcha Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União, também está na disputa.
Outro competidor brasil com boas chances de pódio é Guilherme Costa, que alcançou quatro ouros no Pan-Americano de Santiago, no Chile, em 2023, e é uma das referências mundiais nos 400 metros. Costa, junto ao medalhista olímpico Fernando Scheffer, buscam juntos uma medalha no revezamento 4x200 metros livres.
As provas do Mundial de Esportes Aquáticos são transmitidas pelo canal SporTV.