O futebol pode ter um novo método de punição em sua disputa. Um cartão azul será introduzido na modalidade profissional para punir lances antidesportivos dentro das partidas. Segundo o jornal inglês The Telegraph, os protocolos para essa novidade serão anunciados nesta sexta-feira (9) pela International Football Association Board (Ifab). No entanto, o novo método de punição passará por uma votação para saber se entrará mesmo em vigor ou não apenas no congresso anual da entidade, que ocorre em março.
Como funcionará?
O cartão azul fará com que os jogadores sejam removidos do campo por 10 minutos se praticarem uma simulação, faltas de anti-jogo ou mostrarem desrespeito a um árbitro. Caso o jogador receba dois cartões azuis, ou um amarelo e um azul, receberá o cartão vermelho em seguida e será expulso da partida. Ainda de acordo com o Telegraph, os testes devem começar já no verão europeu.
Será o primeiro cartão a ser adicionado no esporte profissional desde o advento dos cartões amarelos e vermelhos na Copa do Mundo de 1970 no México. No entanto, nesta etapa inicial da implementação, as competições de alto nível (como Copa do Mundo) estão excluídas dos testes. Competições como a Copa da Inglaterra e a Women's FA Cup, na Inglaterra, e até mesmo a Champions League da temporada 2024-2025 já podem ter a nova medida de punição de acordo com a publicação britânica.
Outra medida
Além da aplicação do cartão azul, a Ifab também estuda uma medida que autorize apenas os capitães das equipes a se comunicarem com os árbitros. A regra é existente em esportes como o rugby e é vista pela organização com bons olhos.