Número 40 do ranking mundial de simples e 73 na classificação dos duplistas, o australiano Jordan Thompson encerrou na madrugada deste domingo (25), pelo horário de Brasília, a melhor semana de sua carreira. O tenista de 29 anos simplesmente venceu as duas chaves em disputa no ATP 250 de Los Cabos, no México.
Oitavo cabeça de chave da competição, Thompson superou o alemão Alexander Zverev, principal favorito do torneio na semifinal e na decisão venceu o noruguês Casper Ruud, 12º do ranking, por 2 a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (5), depois de 2h04 de confronto.
Este foi o primeiro título de simples da carreira do australiano, que até então tinha dois vices, ambos em 's-Hertogenbosch (Holanda) em 2019 e 2023.
Mas a comemoração foi completa com mais duas partidas. Ao lado do compatriota Max Purcell, ele venceu Ruud e o norte-americano William Blumberg nas semifinais de duplas, por 7/6 (1) e 6/3. E para encerrar a maratona, eles venceram a maratona diante do equatoriano Gonzalo Escobar e do ucraniano Aleksandr Nedovyesov com parciais de 7/5 e 7/6 (2). Foi a terceira conquista da parceria em quatro finais disputadas.
— Passei tantas horas na quadra esta semana. Nas quartas de final eu poderia ter levado uma surra dupla, poderia estar perdendo por 6/0 e 6/0, mas agora estou prestes a erguer o troféu, então eu acho que ainda é um milagre— disse um emocionado Thompson, que no total ficou em quadra apenas neste sábado por cinco horas.