O mais novo dos quatro Grand Slams de tênis teve sua primeira disputa em 1905 e, em 2024, chegará à sua 110ª edição. O torneio será disputado entre os dias 14 e 28 de janeiro e pela primeira vez ocorrerá durante 15 dias.
Marcado por grandes duelos nos pisos australianos, a competição reúne os melhores tenistas do mundo e abre a temporada de disputa dos principais torneios.
O Aberto da Austrália já passou por sete cidades diferentes ao longo dos anos, mas atualmente é disputado em Melbourne, que já recebeu 55 edições. Sydney (17), Adelaide (14), Brisbane (7) e Perth (3) foram outros municípios australianos que receberam o torneio. Além delas, Christchurch e Hastings, na Nova Zelândia, também sediaram o Australian Open.
Em 1972 que ficou decidido que Melbourne seria a casa do Grand Slam. Antes de 1988, os jogos eram realizados no Kooyong Lawn Tennis Club. Depois, foi construído o complexo Melbourne Park, onde o campeonato ocorre até os dias atuais.
O primeiro campeão no masculino foi o australiano Rodney Heath e o atual vencedor é o sérvio Novak Djokovik — número 1 do mundo —, que é o maior campeão do Aberto da Austrália, com 10 títulos.
No torneio feminino, que só começou a ser disputado em 1922, a primeira vencedora também foi da casa: Margaret Molesworth. A atual campeã é a bielorrussa Aryna Sabalenka, que ocupa a segunda posição no ranking mundial. Com 11 títulos, a australiana Margaret Court é a maior vencedora da história.