O tcheco Jiri Lehecka conquistou neste sábado (13) o primeiro título de ATP da carreira. Na decisão do 250 de Adelaide, na Austrália, ele derrotou o britânico Jack Draper, que também buscava o primeiro troféu no circuito, por 2 a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 6/3, após 2h09min de partida.
Cabeça de chave número 7, Lehecka disputou sua segunda final. Na anterior, em agosto de 2023, perdeu para o argentino Sebastián Baez em Winston Salem, nos Estados Unidos. Número 32 do mundo,o jogador de 22 anos é o primeiro tcheco a vencer um torneio ATP desde Jiri Vesely em 2020, em Pune, na Índia.
A campanha em Adelaide renderá ao campeão nove posições no ranking a ser divulgado na próxima segunda-feira (15). Agora, os dois jogadores se preparam para a disputa do Aberto da Austrália, em Melbourne.
Lehecka irá estrear no Grand Slam diante do espanhol Barnabé Zapata Miralles, enquanto Draper irá encarar o norte-americano Marcos Giron.
Disputa de duplas
Na final de duplas, os campeões do Aberto da Austrália de 2020 e atuais tricampeões do US Open, o norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury levaram a melhor sobre o indiano Rohan Bopanna e o australiano Matthew Ebden por 2 a 1, parciais de 7/5, 5/7 e 11/9 e garantiram o 14º título da parceria formada há cinco anos.
As duas duplas entrarão no Aberto da Austrália entre as principais candidatas ao título. Ram e Salisbury serão os cabeças de chave número 3, enquanto Bopanna e Ebden ficaram com a segunda posição.