A brasileira Bia Haddad Maia e a norte-americana Taylor Townsend conquistaram o título de duplas do WTA 500 de Adelaide, na Austrália. Na final, encerrada no começo da madrugada desta sexta-feira (12), elas derrotaram as francesas Caroline Garcia e Kristina Mladenovic por 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/3, em 1h26min de partida. Este foi o primeiro título da parceria que fez seu primeiro torneio.
Número 25 do ranking mundial de duplas, Bia conquistou seu sétimo título como duplista, o segundo de nível WTA 500. Com a campanha desta semana, a paulista deve subir duas colocações, chegando ao 23º lugar.
O primeiro set da decisão foi o mais equilibrado. As francesas conseguiram uma quebra de saque no quinto game e logo depois confirmaram o seviço para abrir 4-2. Na sequência, Bia e Townsend conseguiram igualar no oitavo game e com mais uma quebra no 12º, chegaram a 7/5, após 48 minutos.
Entre os dois sets, Mladenovic pediu a presença da fisioterapeuta da WTA por estar sentindo a mão esquerda. Mais seguras, as canhotas Bia e Townsend confirmaram todos os saques e com uma quebra no sexto game garantiram a vitória.
Para Taylor Townsend este foi o terceiro título em Adelaide. Em 2023, ela venceu os dois torneios disputados na cidade. O primeiro com a compatriota Asia Muhammad e o segundo com a também brasileira Luisa Stefani.
Agora, as campeãs voltam suas atenções para o Aberto da Austrália, que tem início no próximo domingo (14). Na chave duplas elas serão as cabeças de chave número 8 e ainda aguardam o sorteio para conhecerem suas rivais de estreia.
Na chave de simples em Melbourne, Bia será a 10ª favorita e começará enfrentando a tcheca Linda Fruhvirtová. Taylor Townsend vai encarar a espanhola Paula Badosa.