A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de árbitros que vão integrar o quadro da Fifa para 2024. E três dos brasileiros que estão nesse seleto grupo formaram-se em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Um deles já ostenta o escudo da Fifa no peito pelo décimo ano consecutivo: Anderson Daronco, santa-mariense de nascimento. Os outros dois são estreantes como árbitros da entidade máxima do futebol mundial. Rafael Klein e a árbitra assistente Maíra Mastella Moreira.
— Conseguir se manter por 10 anos seguidos é um feito muito grande, mostra a regularidade do trabalho, mostra a confiança que a Comissão Nacional e que também a Conmebol e a própria Fifa depositam no meu trabalho. Então, isso me enche de orgulho. E fico muito feliz também pelos colegas que acabaram ingressando, a Maíra e o Rafael, duas pessoas com quem eu tenho contato muito próximo, que acabaram ingressando por totais méritos deles e que têm um caminho brilhante pela frente — afirma Daronco.
Maíra é natural de Cruz Alta, mas continua morando em Santa Maria, onde atua com assessoria esportiva. Ela se formou na UFSM em 2014, quando também ingressou no quadro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). A árbitra assistente conta que estava trabalhando na cidade quando recebeu uma ligação de vídeo de Klein contando sobre o nome deles estarem na lista da Fifa.
— No momento em que eu peguei o celular e vi, pensei: "Meu Deus! Aconteceu mesmo. Brilhou. Tô na Fifa". Porque existia a expectativa, existia o sonho, mas quando eu olhei o celular deu um turbilhão de sentimentos. Eu que nem conseguia ter muita reação na hora, até porque eu estava trabalhando. Mas é muito gratificante. Estou muito feliz. É algo que é muito difícil de alcançar. Se tu não entra, é normal pelo número pequeno que a gente tem de vagas. E ser um árbitro internacional, realmente, era o meu sonho. Eu sei que é muito difícil e que é muito difícil se manter. Então, é seguir trabalhando agora — comenta Maíra.
Rafael Klein, 33 anos, é árbitro principal. Ingressou na UFSM em 2019 e se formou em 2013, completando a pós-graduação em Educação Física em 2015. O início da trajetória como árbitro se deu nos campos do futebol amador do município. Atualmente, ele mora em Teutônia, no Vale do Taquari.
Klein está cursando bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre — é um complemento à graduação em licenciatura, na UFSM. Em férias com a família, ele soube do ingresso no quadro da Fifa através de amigos que viram a notícia nas redes sociais.
— Foi um momento de muita alegria. Na hora, não consegui assimilar. Fiquei em estado de choque. Depois, isso vai se tornando natural. Estou muito muito feliz por essa conquista. Ser escolhido entre tantos colegas em potencial é motivo de muito orgulho. E aumenta a responsabilidade. Com certeza, tenho muitas coisas para evoluir, jogo a jogo — explica Klein.
Maíra Mastella Moreira
- Idade - 31 anos
- Natural de Cruz Alta e mora em Santa Maria
- Formada em Educação Física (bacharelado) pela UFSM
- Especialista em Fisiologia do Exercício: Prescrição do Exercício pela Estácio de Sá
- Trabalha com assessoria esportiva, isto é, acompanhamento e planejamento de atletas e/ou praticantes de atividades físicas
Rafael Klein
- Idade - 33 anos
- Natural de Poço das Antas e mora em Teutônia
- Formado em Educação Física (licenciatura) pela UFSM
- Aluno de Educação Física (bacharelado) na UFRGS
- Eleito melhor árbitro do Gauchão de 2023