Os primeiros atletas e treinadores do Brasil, que irão participar dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, entraram na Vila Olímpica, na cidade de Gangneung, na Coreia do Sul, no domingo (14). Luiz Felipe Seixas e André Luiz Santos, do bobsled, Caue Miota e Eduardo Strapasson, do skeleton, participaram da cerimônia de boas-vindas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e receberam seus uniformes. Eles e os treinadores Edson Bindilatti e Emílio Strapasson se juntaram ao Chefe de Missão, Matheus Figueiredo, e aos profissionais do COB na residência oficial do Time Brasil.
— Entendemos que os Jogos Olímpicos da Juventude são um evento muito importante para o COB e Confederações de Gelo e Neve. Termos 17 atletas aqui representa o crescimento das modalidades olímpicas de inverno do Brasil. Cada vez mais o Brasil avança em número de atletas, participações em diferentes modalidades e resultados melhores. Estar aqui, sem dúvida, será uma motivação especial para os atletas, treinadores e todas as pessoas envolvidas com estas modalidades — comenta Matheus Figueiredo.
Todos os novos moradores da Vila Olímpica já estavam na Coreia do Sul fazendo a sua adaptação ao fuso horário, que tem uma diferença de 12 horas para o horário de Brasília. Nos primeiros dias, o foco foi mais na preparação física com treinos de força e potência. Nesta segunda-feira (15), ocorreu a abertura do Alpensia Sliding Centre e foi possível o reconhecimento da pista a pé (track walk).
Já na terça serão realizados os primeiros treinamentos do monobob, trenó com apenas uma pessoa, que é a prova do bobsled em Gangwon. No dia seguinte, os atletas do bobsled voltam à pista e os do skeleton realizam as primeiras descidas. A competição de ambas modalidades será no dia 23. O monobob terá a partir das 2h30 e skeleton a partir das 5h30, sempre no horário de Brasília. Já o snowboard cross será uma das primeiras competições, no dia 20.