O Marrocos estreou na Copa Africana de Nações (CAN) nesta quarta-feira (17) com uma vitória tranquila por 3 a 0 sobre a Tanzânia, que terminou com dez jogadores, na primeira partida do Grupo F, disputada em San-Pédro, na Costa do Marfim.
Semifinalista da última Copa do Mundo e melhor seleção africana no ranking da Fifa, o time marroquino saiu na frente no primeiro tempo com o zagueiro e capitão Romain Saiss (30'), aproveitando rebote do goleiro Aishi Salum Manula após cobrança de falta de Hakim Ziyech.
Na etapa complementar, o meio-campista do Olympique de Marselha Azzedine Ounahi ampliou após boa jogada combinada com Amine Adli e o atacante do Sevilla Youssef En- Nesyri (80') fechou o placar completando cruzamento do lateral Achraf Hakimi (77'), em lance que só foi validado com o auxílio do VAR.
A Tanzânia praticamente não impôs resistência na partida e ainda teve a expulsão do meia Novatus Miroshi por uma falta dura sobre Azzedine Ounahi, que lhe rendeu o segundo cartão amarelo (70').
Marrocos é um dos favoritos ao título nesta CAN, onde luta pela segunda taça na sua história nesta competição, depois da conquistada em 1976.
Os 'Leões do Atlas' não chegam às semifinais da Copa Africana desde 2004, ano em que foram vice-campeões da competição.
Na outra partida da primeira rodada do grupo F, também em San Pedro, República Democrática do Congo e Zâmbia empataram em 1 a 1.
Os zambianos abriram o placar aos 23 minutos por meio de Kings Kangwa e pouco depois, aos 27 minutos, Yoane Wissa empatou para os congoleses.
Foi um duelo entre dois ex-campeões da Copa Africana: a Zâmbia ergueu o troféu há pouco mais de uma década (2012), enquanto a República Democrática do Congo o conquistou duas vezes, em 1968 e 1974, ainda sob o nome de Zaire.
Na segunda rodada do grupo, que será disputada no domingo, o Marrocos vai enfrentar a República Democrática do Congo, enquanto a Zâmbia jogará contra a Tanzânia.
* AFP