No circuito profissional desde abril de 2019, a norte-americana Emma Navarro conquistou neste sábado (13) o primeiro título de sua carreira. Na final do WTA 250 de Hobart, na Nova Zelândia, ela venceu a experiente belga Elise Mertens por 2 a 1, parciais de 6/1, 4/6 e 7/5, em 2h48min de partida e evitou que a adversária se tornasse tricampeã da competição, repetindo as vitórias de 2017 e 2018.
Promessa desde os tempos de juvenil, quando foi vice-campeã de simples e campeã duplas em Roland Garros e finalista de duplas do Aberto da Austrália, todos em 2019, ela vem se consolidando e depois de vencer sete torneios da ITF, na sua primeira final de WTA ergueu seu primeiro troféu.
Com o título em Hobart, Emma Navarro irá entrar no Top-30 do ranking mundial pela primeira vez na carreira. Ela sairá da 31ª para a 26ª posição. Outro estreia que a tenista de 22 anos terá nos próximos dias será a de jogar o Aberto da Austrália, o único Grand Slam que ela ainda não disputou. Sua primeira rival será a chinesa Wang Xiyu.
Mesmo sem o tricampeonato, Mertens mostrou estar em ótima forma e tentará surpreender em Melbourne, assim como fez em sua estreia no torneio em 2018, quando parou apenas na semifinal diante da dinamarquesa Caroline Wozniaki, que viria a se tornar a campeã. Este ano, sua estreia se dará contra a egípcia Mayar Sherif.
Nas duplas, mexicana e taiwanesa conquistam primeiro título da parceria
A mexicana Giuliana Olmos e Chan Hao-ching, de Taipé Chinesa, ficaram com o título de duplas. Na decisão, elas superaram as chinesas Guo Hanyu e Jiang Xinyu por 2 a 0, com um duplo 6/3. Foi o primeiro troféu da parceria, que em outubro de 2023 ficou com o vice no WTA 1.000 de Pequim.