O chileno Alejandro Tabilo quebrou dois tabus neste sábado (13) ao vencer o ATP 250 de Auckland. Na final, ele derrotou o japonês Taro Daniel em sets diretos, com parciais de 6/2 e 7/5, e garantiu o primeiro título da carreira no circuito profissional do tênis, além de se tornar o primeiro tenista de seu país a erguer um troféu em quadra dura desde Fernando González, campeão do ATP 250 de Pequim, em 2007.
Número 82 do ranking mundial, Tabilo precisou jogar o qualifying para disputar a chave principal da competição. Na campanha, ele perdeu apenas um set, na estreia diante do croata Borna Gojo. Pelo título, irá ganhar 33 posições na classificação da ATP, subindo para a 49ª colocação.
Aos 26 anos, Tabilo é o nono chileno a vencer um torneio da ATP. No total, são 59 títulos, sendo o ex-número 1 do mundo, Marcelo Ríos, o maior ganhador, com 18 conquistas, sete a mais do que Fernando González.
O chileno agora irá disputar o Aberto da Austrália. Sua estreia em Melbourne será contra o norte-americano Aleksandar Kovacevic. Já Taro Daniel, que buscava seu segundo troféu no circuito, enfrentará outro tenista dos Estados Unidos, o promissor Christopher Eubanks.
Torneio de duplas
O holandês Wesley Koolhof e o croata Nikola Mektic venceram a final de duplas contra o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos. Com parciais de 6/3, 6/7 (5) e 10/7, eles conquistaram o segundo troféu da parceria, que em 2020 foi campeã do ATP Finals em Londres, ano em que foram finalistas dos US Open, perdendo para o brasileiro Bruno Soares e o croata Mate Pavic.