O primeiro Grand Slam da temporada vai começar e a disputa pelo título do Australian Open promete emoções. Do dia 14 a 28 de janeiro, os principais tenistas do mundo se reúnem em Melbourne, na Austrália.
Os confrontos da primeira rodada já foram definidos. Os atuais campeões do torneio são: Novak Djokovic, no masculino, e Aryna Sabalenka, no feminino. Além deles, outros tenistas surgem como favoritos para a edição de 2024 do Aberto da Austrália.
Os desafiantes do sérvio
Para tentar bater o atual campeão, os candidatos vão precisar atuar no mais alto nível. Djokovic vem de um 2023 quase perfeito, com três Grand Slams conquistados no último ano, chegando a 24 na carreira. O sérvio é o maior vencedor da história do Australian Open, com 10 títulos.
Carlos Alcaraz
O espanhol foi o único capaz de parar Djokovic no ano passado. Ele superou o sérvio em Wimbledon e vem se tornando o principal desafiante na atualidade. O número dois do ranking mundial vai buscar seu terceiro Grand Slam na carreira, com apenas 20 anos de idade. Alcaraz tem tudo para ser o principal desafiante na Australia.
Daniil Medvedev
O russo, terceiro colocado no ranking, foi a última vítima de Djokovic em Grand Slam. Medvedev foi derrotado no US Open, mas mostrou um alto nível de tênis. Ele chega ao Aberto da Austrália com moral e quer surpreender todo mundo para ganhar seu segundo título de Grand Slam.
Jannik Sinner
O italiano, que está ranqueado na quarta posição, está em boa fase. Sinner vem de vitória na Copa Davis com a Itália, com direito a vitória contra Djokovic. Esse feito também foi conquistado no ATP Finals, após batalha de três horas contra o sérvio. O retrospecto recente pode ajudar o tenista de 22 anos a conquistar seu primeiro Grand Slam da carreira.
Alexander Zverev
Outro jogador que busca o primeiro título é o alemão Zverev. Ele já foi semifinalista na Austrália, mas caiu para Djokovic. Ele é o sexto colocado no ranking e é o principal tenista fora do top 5 que pode desafiar os principais atletas.
Equilíbrio no feminino
Apesar de Sabalenka defender o título, não é possível cravar que a bielorrussa é a principal favorita. Ela vem de derrotas relevantes, como nos Abertos da China e de Brisbane contra Elena Rybakina, além da final perdida no US Open para Coco Gauff. Com isso, Sabalenka perdeu a primeira colocação no ranking.
Iga Swiatek
A polonesa número um do mundo, venceu 17 das 18 partidas que disputou desde sua eliminação na quarta rodada do US Open, ganhando o Aberto da China e o Masters Feminino no final da temporada passada. Swiatek já tem três títulos de Grand Slam e está em busca do seu primeiro na Austrália.
Elena Rybakina
Como já mencionado, a tenista do Cazaquistão vive bom momento e chegou ao terceiro lugar no ranking. Ela já venceu em Wimbledon e deve dar bastante trabalho para as duas primeiras colocadas.
Coco Gauff
A atual campeã do US Open chega com expectativas altas após conquistar seu primeiro Grand Slam. Mesmo com apenas 19 anos, Gauff já se mostrou madura para bater de frente com a melhores do mundo. No primeiro torneio do ano, a norte-americana venceu o Aberto de Auckland e chega com moral.
Ons Jabeur
A tenista tunisiana ainda busca seu primeiro título de Grand Slam. Já foram três finais, mas todas com derrotas doloridas. Jabeur é a sexta melhor do mundo na atualidade, mas, aos 29 anos, está chegando em um momento da carreira que terá menos oportunidades de disputar todos os campeonatos no topo.