Sofrendo com dores no punho direito, o número 1 do mundo, Novak Djokovic, foi derrotado nesta quarta-feira (3) por Alex de Minaur, que ajudou a classificar a Austrália para as semifinais e a eliminar a Sérvia da United Cup, disputada em Perth.
De Minaur, 12º no ranking da ATP, fechou o jogo com um duplo 6/4 em pouco mais de uma hora e meia para dar o primeiro ponto do confronto para os australianos, que agora esperam o vencedor do duelo entre Grécia e Alemanha, na sexta-feira, para conhecerem seu adversário por uma vaga na final.
Djokovic, que na terça-feira desistiu de participar do jogo de duplas contra a República Tcheca por conta das dores no punho, pouco pôde fazer contra um inspirado De Minaur, que venceu 33 dos 34 pontos disputados com seu primeiro serviço.
—Não estava no meu nível. Foi apenas um daqueles dias em que você não se sente no seu melhor — disse "Nole" após a partida.
O sérvio ainda reclamou do atendimento médico que lhe foi prestado.
—Pedi um tempo médico, mas o fisioterapeuta disse que não poderia obter um intervalo médico. Um atendimento só pode ser feito se a lesão já existir. Então, eu não entendi o que isso significava — falou o maior campeão de Grand Slam, que durante uma das paradas disse ao fisioterapeuta: "quanto mais eu jogo, mais dói".
Esta foi a primeira derrota do número 1 do mundo em território australiano desde 15 de janeiro de 2019, encerrando uma série de 43 vitórias consecutivas. Faltam menos de duas semanas para o início do Aberto da Austrália (de 14 a 28 de janeiro), torneio em que Djokovic é o grande favorito ao título, no qual já venceu em 10 ocasiões. A última foi em 2023.
O ponto da vitória da Austrália foi conquistado por Ajla Tomljanovic, que no jogo de simples feminino venceu a sérvia Natalija Stevanovic com um duplo 6/1. A série foi encerrada com a vitória da dupla mista australiana de Storm Hunter e Matthew bden sobre Dejana Radanovic e Nikola Caci por duplo 6/3.
* AFP