Pela quarta vez Patrick Mahomes vai para o Super Bowl com o Kansas City Chiefs. O quarterback comandou a vitória por 17 a 7 sobre o Baltimore Ravens, no M&T Bank Stadium, em Baltimore, e conquistou o título da Conferência Americana (AFC) neste domingo (28).
Com isso, os Chiefs estão no Super Bowl LVIII, no dia 11 de fevereiro, no Allegiant Stadium, em Las Vegas. A franquia vai enfrentar o San Francisco 49ers, que venceu o Detroit Lions na decisão da Conferência Nacional.
O triunfo de Kansas passou por uma grande partida de Travis Kelce. O tight end teve 11 recepções para 116 jardas e anotou um touchdown. Mahomes terminou a partida com 30 passes certos, de 39 tentados, 214 jardas e um touchdown lançado.
Pelo lado dos Ravens, Lamar Jackson sofreu muita pressão e errou em algumas tomadas de decisão. Ele encerrou o jogo com 272 jardas, um touchdown lançado e uma interceptação. A defesa dos Chiefs soube anular o jogo terrestre, uma das forças do ataque de Baltimore.
Mahomes e Kelce brilham no primeiro tempo
Os Ravens começaram com a posse de bola, mas não tiveram sucesso nas três primeiras descidas. Após duas corridas e uma tentativa de passe, o ataque acabou chutando o punt. Na campanha inicial dos Chiefs, Mahomes e Kelce mostraram a força da dupla. Primeiro, o quarterback confiou no tight end em uma quarta descida para duas jardas. Momentos depois, ele achou seu alvo favorito na end zone para anotar o primeiro touchdown do jogo.
Por falar em dupla que dá certo, Baltimore também mostrou que tem uma. O empate veio com um touchdown aéreo de Lamar Jackson para Zay Flowers. A bola percorreu 30 jardas da mão do quarterback até o recebedor.
Apesar de levar pontos, o ataque de Kansas não se intimidou. As jogadas difíceis deram certo e Kelce seguiu sendo decisivo. Novamente ele apareceu em uma descida importante para manter a campanha, e depois foi fundamental com um bloqueio para Isaiah Pacheco entrar na end zone correndo.
Seguindo o embalo do ataque, a defesa dos Chiefs resolveu aparecer. Lamar foi tentar um passe, mas Charles Omenihu chegou no ponto cego e fez o sack no quarterback de Baltimore, que soltou a bola e George Karlaftis recuperou para Kansas.
Contudo, a equipe visitante não conseguiu capitalizar o turnover. Os Chiefs chegaram a tentar uma quarta descida, mas foram parados pela defesa dos Ravens. Na última campanha antes do intervalo, o Kansas contou com faltas da defesa de Baltimore para ganhar jardas, além da conexão Mahomes e Kelce, que ajudou a posicionar o kicker Harrison Butker. Ele chutou de 52 jardas e acertou, para deixar o placar em 17 a 7.
Defesa dos Chiefs para Lamar Jackson
O terceiro quarto foi marcado pela boa atuação das defesas, uma vez que não foi marcado nenhum ponto. Na reta final, os Ravens conseguiram uma grande jogada com a conexão de 54 jardas de Lamar para Flowers. A equipe de Baltimore ficou bem posicionada na red zone e teve a chance de anotar o touchdown.
No entanto, Flowers recebeu e se jogou na end zone, mas sofreu o fumble antes de a bola passar a linha. Com isso, os Chiefs recuperaram a posse. Mesmo que o ataque do Kansas não tenha marcado, a defesa esteve bem no segundo tempo.
Na metade do último quarto, Lamar estava fazendo uma campanha boa. Todavia, ele forçou um passe na end zone e foi interceptado por Deon Bush. Ainda com chances de empatar, os Ravens conseguiram voltar a ter a bola e chegaram a chutar um field goal de 43 jardas com Justin Tucker, para deixar a diferença em uma posse.
A missão dos Chiefs era matar tempo e eles conseguiram. Em uma terceira descida para nove jardas, Mahomes conseguiu um ótimo passe para Marquez Valdes-Scantling, que fez a recepção e acabou com o confronto. O quarterback dos Chiefs ajoelhou e finalizou com o tempo.