Uma das viradas mais marcantes da história dos playoffs da NFL aconteceu neste domingo (28). O San Francisco 49ers, jogando no Levi's Stadium, em Santa Clara, na Califórnia, conseguiu reverter um 24 a 7 no intervalo, para um 34 a 31 e conquistou a Conferência Nacional (NFC).
Essa será a oitava vez que os Niners vão disputar o Super Bowl, e na 58ª edição, a franquia vai encarar o Kansas City Chiefs, que superou o Baltimore Ravens na Conferência Americana (AFC). O grande jogo da NFL será no dia 11 de fevereiro, no Allegiant Stadium, em Las Vegas.
O primeiro tempo foi de domínio dos Lions, com destaque para o jogo terrestre com David Montgomery e Jahmyr Gibbs. No entanto, após o intervalo, os 49ers se recuperaram e conseguiram a virada. Destaque para Brock Purdy, que achou bem seus alvos aéreos e teve boas corridas para chegar ao Super Bowl 58.
Lions dominam o primeiro tempo
A primeira campanha foi dos Lions e a equipe visitante começou com tudo. O jogo terrestre ganhou boas jardas com David Montgomery, mas Jameson Williams foi o responsável pelo touchdown de 42 jardas para abrir o placar.
No primeiro drive dos 49ers atacando, Purdy conseguiu bons passes no início e usou Christian McCaffrey em corridas. No entanto, a defesa de Detroit conseguiu forçar um field goal. Na tentativa de 48 jardas, Jake Moody chutou e a bola passou raspando a trave, deixando a equipe mandante zerada.
Começando a campanha quase na metade do campo, os Lions correram bem e chegaram ao segundo touchdown ainda no primeiro quarto. Montgomery correu pelo meio da linha e entrou na end zone com tranquilidade.
A reação veio com o ataque dos Niners correndo bem com a bola. McCaffrey foi o nome da campanha e anotou o touchdown correndo para a end zone com facilidade. Precisando da defesa, San Francisco conseguiu parar o ataque adversário. Contudo, Purdy acabou sendo interceptado logo depois por Malcolm Rodriguez.
Detroit aproveitou bem o turnover e ampliou a diferença. Novamente correndo bem com a bola, mas dessa vez com Jahmyr Gibbs, os Lions entraram na end zone. O ataque dos Niners não conseguiram avançar e deram a última posse de bola para os Lions.
A equipe visitante andou bem o campo e terminou a campanha com um field goal de 21 jardas chutado por Michael Badgley. Com isso, o jogo foi para o intervalo com Detroit vencendo por 24 a 7.
49er acordam e empatam
Os 49ers voltaram do intervalo atacando e tiveram boas jogadas. No entanto, quando passaram da metade do campo sofreram para concluir as jogadas. Por isso, Moody entrou para chutar o field goal de 43 jardas e dessa vez acertou.
A defesa de San Francisco precisava aparecer e ter um desempenho melhor do que no primeiro tempo. E conseguiu forçar um turnover on downs — quando a equipe que está atacando não consegue converter a quarta descida. Goff tentou passe para Josh Reynolds, mas o recebedor dropou.
O ataque ganhou moral e Purdy conseguiu uma grande jogada com Brandon Aiyuk. Ele sofreu a falta, mas mesmo assim conseguiu fazer a recepção, deixando os 49ers na beira de end zone. Para fechar a campanha com touchdown, o quarterback voltou a procurar o wide receiver e achou um passe arriscado, mas que foi recepcionado por Aiyuk.
E na segunda etapa, a sorte virou de lado. Na primeira jogada da nova campanha de Detroit, Gibbs sofreu um fumble após forte tackle e Arik Armstead conseguiu recuperar a bola para San Francisco. O resultado do turnover foi mais um touchdown marcado pelos 49ers. Purdy conseguiu uma excelente corrida e deixou McCaffrey em boa situação para ele entrar na end zone.
Último quarto decisivo
Com o duelo empatado em 24 a 24, os Niners começaram o último quarto com a posse de bola. Entretanto, a defesa dos Lions apareceram bem com dois sacks e forçaram mais um field goal de Moody. Na tentativa de 33 jardas, o kicker acertou e colocou os 49ers pela primeira vez na liderança.
Na campanha de Detroit, o ataque voltou a encontrar boas jogadas e conseguiu passar do meio de campo. Porém, a partir daí a defesa da equipe mandante apareceu e forçou uma quarta descida para três jardas. Os Lions arriscaram e não conseguiram converter, tendo mais um turnover on downs.
A oportunidade de acabar com o jogo foi para a mão dos Niners. Mas, foi com os pés de Purdy e McCaffrey que o time mandante chegou na beira da end zone. Bem posicionado, Elijah Mitchell entrou para marcar o touchdown terrestre.
Detroit até tentou uma reviravolta. A equipe visitante fez uma campanha que terminou com touchdown de Jamenson Williams recebendo passe de Goff. O último ato de tentativa dos Lions foi chutando um onside kick, mas os Niners recuperaram a bola sem sustos, para garantir sua ida ao 58º Super Bowl.