O safety Damontae Kazee, do Pittsburgh Steelers, foi ejetado de campo na derrota por 30 a 13 contra o Indianapolis Colts na Semana 15 da NFL. O lance, que aconteceu no último sábado (16), resultou na suspensão do defensor até o final da temporada, de acordo com decisão da Liga.
Kazee atingiu com força excessiva o recebedor dos Colts, Michael Pittman Jr. Apesar de ser um lance forte, o maior vencedor da história da NFL, Tom Brady, saiu em defesa do jogador. Ele cobrou os quarterbacks por exporem seus colegas na posição de wide receiver ao perigo.
— Ninguém gosta de ver os jogadores se machucando, mas lances de força acontecem. Os quarterbacks não devem jogar as bolas em áreas nas quais eles vão expor seus próprios colegas a esse tipo de incidente — disse Brady em um comentário nas redes sociais.
A suspensão, motivada por "repetidas violações" das regras de segurança e saúde dos jogadores, estende-se aos playoffs — caso os Steelers cheguem. Além disso, Kazee não receberá salário.
— Os técnicos precisam ensinar melhor, os quarterbacks precisam analisar a cobertura e lançar as bolas nos lugares certos, e defensores devem ir nas áreas que podem ser atingidas. Culpar o jogador defensivo todo o tempo é simplesmente errado. Precisamos de melhores jogadas dos quarterbacks! Não está nada bom que quarterbacks façam seus wide receivers serem acertados por causa de suas más decisões! — complementou Brady.
Com o impacto no ombro de Kazee, Pittman Jr sofreu uma concussão e acabou fora do restante da partida. O agente do jogador dos Steelers, Ron Butler, já confirmou a intenção de recorrer da suspensão.