O maior vencedor da história da NFL, com sete títulos de Super Bowl, decidiu abandonar os gramados do futebol americano no final de 2022. Com essa decisão, Tom Brady agora pode dedicar mais tempo à família e aos negócios, e ainda seguir envolvido com a modalidade.
O ex-quarterback tem uma das histórias mais impressionantes do esporte. Ele entrou na NFL em 2000, quando foi selecionado na 199ª escolha do Draft — processo de recrutamento da liga no qual as equipes selecionam jogadores universitários para se tornarem profissionais — pelo New England Patriots. Após um ano como reserva, Brady teve a oportunidade de jogar e fez história a partir desse momento.
— Eu nunca imaginei que eu fosse ser um titular na NFL — disse o ex-jogador em palestra na Expert XP 2023, realizada no início de setembro.
Na época, Brady era a quarta opção no elenco dos Patriots, mas uma sucessão de lesões nos outros quarterbacks deram a oportunidade para o camisa 12 (número utilizado durante toda a carreira) assumir a titularidade e nunca mais abandoná-la.
— Entrei como titular na segunda temporada e uma vez que me colocaram em campo eu sabia competir e nunca mais me tiraram — afirmou.
Em 2001, logo no primeiro ano como titular, ele venceu o primeiro dos sete Super Bowls que tem na carreira. Pelos Patriots foram mais cinco — 2003, 2004, 2014, 2015, 2017 e 2018 —, além de mais um pelo Tampa Bay Buccaneers em 2020. Nenhum outro jogador venceu tanto quanto ele na NFL. Brady ainda tem como prêmios individuais três conquistas de MVP (jogador mais valioso) da temporada e cinco em Super Bowls.
Foram 20 anos defendendo os Patriots e mais três nos Buccaneers. A decisão da aposentadoria foi difícil para ele, uma vez que anunciou a retirada pela primeira vez em 2021, mas voltou atrás para disputar mais uma temporada com a franquia da Flórida. A idade — 45 anos na época — e a família foram os principais motivos para Brady tomar a decisão.
O fim do relacionamento e mais dedicação como pai
Enquanto jogava na NFL, o quarterback também chamava a atenção fora dos gramados por se relacionar com a modelo brasileira Gisele Bündchen. Eles se casaram em 2009, tiveram dois filhos e terminaram a relação em 2022. Um dos motivos para o fim do casal foi a decisão de Brady retornar a jogar após ter anunciado a aposentadoria, conforme disse Gisele à revista ‘Vaniy Fair’ de abril.
Mesmo com o fim de relacionamento, o ex-jogador está conseguindo se dedicar aos filhos Jack — primogênito de Brady e fruto da relação com a atriz Bridget Moynahan —, 15 anos, Benjamin, 13, e Vivian, 12. Brady já foi visto em shows ao lado deles, pois, o tempo longe dos treinamentos e jogos acaba tornando possível passar mais tempo juntos.
O lado empresário e palestrante
Determinação, foco e resiliência são qualidades que Brady sempre mostrou ao longo da carreira que, aliadas ao talento, foram fundamentais para o sucesso dentro de campo. Ao se aposentar, ele decidiu levar essas qualidades para sua carreira de empresário.
Brady tem sua própria marca de roupas esportivas, é cofundador de outras empresas como a Autograph, plataforma de criação e comercialização NFTs, a TB12, de saúde e bem-estar, e a 199 Productions, de produção audiovisual.
O ex-jogador também está investindo no futebol, pois comprou uma participação minoritária no Birmingham City, clube da segunda divisão da Inglaterra, onde atuará como presidente do conselho consultivo.
Ao somar a carreira como jogador, mais os negócios da atualidade, Brady é o 22º atleta mais rico da história, com um patrimônio avaliado em 690 milhões de dólares (cerca de R$ 3,4 bilhões).
O valor pode aumentar ainda mais, visto que Brady assinou um contrato com a Fox Sports de 10 anos e US$ 375 milhões para ser comentarista do canal, conforme noticiou o New York Post após a aposentadoria do jogador.
Homenagem recebida na Semana 1 da NFL
Brady esteve no Brasil em setembro para o Expert XP 2023 e depois retornou aos Estados Unidos para uma agenda movimentada. Ele esteve presente em partidas do US Open e na Semana 1 da NFL recebeu uma homenagem dos Patriots durante a derrota da equipe para o Philadelphia Eagles.
O ídolo foi ao gramado durante o intervalo, foi reverenciado pela torcida e posou para fotos ao lado dos três filhos.
— Já falei muito sobre como me sinto sortudo por ter passado minha vida rodeado de pessoas tão incríveis. Ontem foi apenas mais um lembrete disso. Voltar a New England para comemorar o que nós realizamos foi muito especial e é um dia que nunca esquecerei — escreveu Brady nas redes sociais.