Os obstáculos da pista da final da Liga Mundial de Street Skate – SLS Super Crown World Championship – ficarão como legado para a nova geração. Eles foram doados para o Parque da Juventude Ana Brandão, no Jardim Ipanema, em Santo André.
A cidade do ABC Paulista é onde nasceu o campeão mundial de 2023 da SLS, Giovanni Vianna. No começo do mês, ele e Rayssa Leal levaram o Brasil ao topo do pódio, quando conquistaram os títulos da temporada no masculino e feminino.
—Isso é algo muito importante para aqueles que andam de skate na pista do Ana Brandão, pois poderão sentir como são os obstáculos que normalmente veem pela TV. Isso é muito legal para a comunidade do skate e para a minha cidade. O parque é um lugar especial que já me deu e continua dando tantas alegrias. Poder contribuir um pouco para isso é algo que não tem preço, porque lá somos uma família — afirma Giovanni, que ganhou seu primeiro skate aos dois anos de idade, e entrou para as competições aos cinco.
O pai de Giovanni, Walcir Galera, presidente da Associação de Skate de São André, foi um dos mediadores dessa doação para a cidade e enfatiza a importância dos equipamentos para o Ana Brandão Skatepark.
— Essa pista tem história. Quando o Giovanni começou a andar de skate, não tinha obstáculos, então eu fazia em casa e mandava para eles instalarem e, assim, começou o processo de melhoria do Ana Brandão. Por isso, temos uma ligação muito forte com essa pista, que faz parte da trajetória do meu filho e, agora, com a instalação destes obstáculos da SLS, vai beneficiar muitos outros jovens aqui da região.
Eduardo Musa, presidente da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), a doação é uma feliz coincidência.
— Acertamos a doação para a pista de Santo André, que é a casa do Giovanni, na semana do SLS Super Crown. Ele vencer o torneio só engrandece ainda mais a doação para essa pista pública, onde ele começou no esporte. Fazia muito sentido tanto para a Confederação quanto para a Street League ajudar na melhoria desta pista. Mais uma vez, a SLS deixa esse legado após um evento no Brasil. Uma iniciativa muito importante e que vai impactar positivamente todos os skatistas da cidade e de toda a região metropolitana de São Paulo.
A temporada 2024 da Street League Skateboarding terá início em Paris no dia 24 de fevereiro.