A Fifa divulgou, neste domingo (24), os rankings por continente para seu Mundial de Clubes de 2025, que terá 32 equipes em um novo formato. Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os brasileiros já garantidos no torneio pelos títulos da Libertadores nas últimas temporadas.
A única chance de mais um brasileiro obter vaga é conquistar a Libertadores 2024. Afinal, a Fifa criou o "country cap": somente duas equipes de cada país se classificam, a não ser que mais de dois times vençam a Libertadores no período classificatório (2021 a 2024).
Assim, o Brasil só classifica mais um time se a edição da Libertadores 2024 tiver um campeão brasileiro que não seja Palmeiras, Flamengo ou Fluminense. Se um dos três for campeão novamente, serão três vagas por ranking em vez de duas. Neste momento, pelo ranking, Boca Juniors e River Plate estariam classificados ao Mundial.
No ranking de clubes sul-americanos, o Inter está em nono, com 52 pontos. Contudo, não tem chances de classificação para o Mundial por não disputar a Libertadores 2024. O Grêmio não aparece na lista divulgada pela Fifa por não ter participado das últimas três edições da Libertadores. Mas ainda pode chegar ao Mundial caso seja campeão continental no próximo ano.
Além do Grêmio, os brasileiros que ainda têm chance de disputar o novo mundial são: Atlético-MG, Botafogo, Bragantino e São Paulo
No ranking da América do Sul, Palmeiras (119) e Flamengo (118) aparecem em primeiro e segundo lugares respectivamente, com Atlético-MG (81) logo atrás. O Boca Juniors (71), é o melhor clube argentino, em quarto lugar, à frente do Fluminense (68), quinto colocado.
Na Europa, o Manchester City, atual campeão do mundo, surge no topo da lista elaborada pela Fifa com 116 pontos, seguido do Real Madrid (106), Bayern de Munique (100), em terceiro. O Chelsea, (79) e o Paris Saint-Germain (77), fecham o top five.
No continente africano, o Al Ahly, do Egito, lidera o ranking seguido do Wydad AC, do Marrocos, e do Mamelodi Sundowns FC, da África do Sul. Já na Ásia, o Al Hilal, da Arábia Saudita, aparece em primeiro com 97 pontos e o Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, vem logo depois com 72. Na América Central, o Leon, do México, lidera a lista. O representante da Oceania é o Auckland City.
O Conselho da Fifa se reuniu neste mês para definir detalhes da competição. O torneio terá clubes de cada uma das seis confederações. A Europa, com 12 times, e a América do Sul, com seis participantes, são os continentes com mais vagas no novo formato do Mundial.
A Ásia, a África e a Concacaf vão ter o mesmo número de vagas: quatro. Já a Oceania contará com um único representante. As datas estão confirmadas. O início vai acontecer no dia 15 de junho e o término está marcado para 13 de julho de 2025. A sede será nos Estados Unidos.
Times já classificados
Neste momento, da Europa estão garantidos: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, campeões, e pelo ranking: Bayern, PSG, Inter de Milão, Porto e Benfica. Falta o campeão de 2023/2024 e mais três pelo ranking. São 12 vagas para a Uefa.
A Concacaf levará os quatro campeões. Estão garantidos Monterrey, Seattle Sounders e León. Ásia e a África levarão três campeões e um pelo ranking. Al Ahly e Wydad estão garantidos entre os africanos. O Al-Hilal e o Urawa Reds Diamonds, entre os asiáticos.
Pela Oceania, o de sempre: Auckland City, melhor ranqueado entre os campeões, mesmo sem a edição 2024 finalizada.