A nova competição anual de clubes da Fifa já tem nome, data e formato: a Copa Intercontinental, disputada a partir de 2024. O torneio vai continuar envolvendo os campeões de cada continente na temporada, mas não terá mais o representante do país-sede. Além das equipes envolvidas, todas também estarão classificados para o novo Mundial de Clubes, com 32 participantes, jogado a cada quatro anos.
Como será o Intercontinental
O torneio que lembra a antiga versão do Mundial de Clubes, disputada entre 1961 e 2004, será em 2024, mas com um formato diferente. O campeão europeu já está garantido na final, mas o sul-americano terá de enfrentar o vencedor da Concacaf.
Formato da Copa Intercontinental
Serão três fases até a grande final. O campeão da Libertadores entra logo na primeira parte. Entenda como vai funcionar:
Fase 1: Duas chaves; na primeira estarão os campeões de África, Ásia e Oceania. O time da Oceania sempre vai jogar o primeiro jogo como visitante contra um africano ou um asiático. O vencedor da partida 1 encara a outra equipe que ficou na espera, no jogo 2, para definir o ganhador da chave.
Sul-americanos enfrentam os campeões da região América do Norte/Central pela segunda chave. O confronto será em jogo único, em que o mandante de 2024 será definido por sorteio. Na sequência dos anos, o mando de campo será alternado.
Fase 2: Denominada de playoff pela Fifa, esta parte da competição será disputada em campo neutro. O vencedor da chave 1 enfrenta o ganhador da chave 2, classificados pela primeira fase, em jogo único.
Em 2024, este jogo será realizado no dia 14 de dezembro, ainda sem local definido pela entidade.
Fase 3: na grande final, o ganhador da fase 2 encara o campeão da Champions League. A decisão da primeira edição está marcada para 18 de dezembro de 2024.
Como será o Mundial de Clubes
A Fifa decidiu que haverá uma "Copa do Mundo" de times, de quatro em quatro anos. A primeira edição será disputada entre 15 de junho e 13 de julho em 2025.
A entidade limitou número de participantes por país em dois. A única exceção será em caso de campeões das competições continentais, como é a situação dos clubes brasileiros, que já tem Flamengo, Palmeiras e Fluminense garantidos. A quarta vaga será do campeão da América 2024, e as outras duas vagas sairão por ranking.
Times já classificados
Neste momento, da Europa estão garantidos: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, campeões, e pelo ranking: Bayern, PSG, Inter de Milão, Porto e Benfica. Falta o campeão de 2023/2024 e mais três pelo ranking. São 12 vagas para a Uefa.
A Concacaf levará os quatro campeões. Estão garantidos Monterrey, Seattle Sounders e León. Ásia e a África levarão três campeões e um pelo ranking. Al Ahly e Wydad estão garantidos entre os africanos. O Al-Hilal e o Urawa Reds Diamonds, entre os asiáticos. Pela Oceania, o de sempre: Auckland City, melhor ranqueado entre os campeões, mesmo sem a edição 2024 finalizada.