A Fifa anunciou no fim de semana as datas do novo Mundial de Clubes, que será disputado por 32 times, em formato de Copa do Mundo, entre 15 de junho e 13 de julho em 2025. Podem ficar certos de que haverá muito barulho europeu por esse calendário. A Fifa também oficializou os critérios de classificação. Além disso, anunciou a volta da Copa Intercontinental, como era chamado o Mundial até 2004.
Vamos por partes aqui. A Libertadores de 2024 é a última chamada para o Mundial de 2025. Ou seja, é a chance do Grêmio de participar. Para chegar lá, o clube gaúcho só tem uma saída: ganhar a Libertadores 2024. A Fifa limitou a dois o número de participantes por país. A única exceção será em caso de campeões das competições continentais. É a situação do Brasil, que já tem Flamengo, Palmeiras e Fluminense garantidos. A quarta vaga será do campeão da América 2024. As outras duas vagas sairão do ranking, cujos critérios ela definiu da seguinte forma: três pontos por vitória, um por empate e três por fase avançada nos últimos quatro anos (2021/2022, 2023, 2024).
Neste momento, da Europa estão garantidos pelo ranking: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, campeões, e Bayern, PSG, Inter de Milão, Porto e Benfica. Falta o campeão de 2023/2024 e mais três pelo ranking. São 12 vagas para a Uefa. Ou seja, o que era difícil para os sul-americanos, agora depende de milagre.
A Concacaf levará os quatro campeões. Estão garantidos Monterrey, Seattle Sounders e León. Ásia e a África levarão três campeões e um pelo ranking. Al Ahly e Wydad estão garantidos entre os africanos. O Al-Hilal e o Urawa Reds Diamonds, entre os asiáticos. Pela Oceania, o de sempre: Auckland City, melhor ranqueado entre os campeões, mesmo sem a edição 2024 finalizada.
Retorno da Copa Intercontinental
Com o Mundial de Clubes da Fifa de quatro em quatro anos, nos intervalos, haverá a Copa Intercontinental. Africanos e Asiáticos se intercalarão numa fase preliminar contra o time da Oceania, para avançar a um segundo mata-mata. No outro lado, o campeão da Concacaf jogará contra o da Libertadores, em partida única e na casa de um dos times, o que será definido por sorteio (depois, alterna ano a ano). Os vencedores de cada lado farão a semifinal.
O ganhador enfrenta o campeão da Europa na final, em jogo único, em local neutro, a ser definido pela Fifa.