O domingo (10) da Semana 14 da NFL pode ficar marcado na temporada 2023/2024 como uma mudança decisiva nos playoffs. O Philadelphia Eagles, que entrou na rodada com a melhor campanha da liga, terminou o duelo contra o Dallas Cowboys sem a liderança da divisão e caindo para a terceira posição na Conferência Nacional (NFC).
Além dessa mudança importante, o domingo também teve grandes duelos repletos de pontos. Assim como uma partida que terminou em 3 a 0, sendo um dos piores confrontos da temporada da NFL.
5 histórias da Semana 14
Dak Prescott venceu um jogo enorme
O quarterback Dak Prescott, dos Cowboys, vem sendo duramente criticado durante a temporada pela falta de vitórias contra adversários fortes. Os bons desempenhos aconteciam contra rivais fracos, enquanto as piores partidas haviam sido contra as principais franquias da NFL.
Após vencer o Seattle Seahawks na última rodada, Prescott chamou atenção pelo desempenho contra um time qualificado. Contudo, o grande desafio foi na Semana 14 contra os Eagles. O duelo valia a liderança da NFC Leste, mas principalmente o moral para a reta final da temporada.
Prescott fez um jogo sem erros, com 271 jardas e dois touchdowns passados. O quarterback soube distribuir bem os passes e foi fundamental na vitória dos Cowboys por 33 a 13. Os Eagles tiveram a segunda derrota seguida na temporada e caíram para a terceira posição na conferência.
Novo líder na NFC
O San Francisco 49ers é considerada a melhor franquia da liga atualmente. A vitória diante dos Eagles na Semana 13 já havia provado isso. No domingo, novo triunfo sobre o rival Seahawks, por 28 a 16.
O resultado tornou a equipe líder da NFC, além de prejudicar o adversário na briga pelos playoffs. Os destaques ofensivos foram diversos, como o quarterback Brock Purdy, com 368 jardas e dois touchdowns.
Os wide receivers Deebo Samuel e Brandon Aiyuk somaram 275 jardas de recepção, enquanto o running back Christian McCaffrey teve sozinho 145 jardas terrestres.
Jogo de apenas três pontos
No futebol americano, os pontos são comuns. A falta deles se torna algo incomum, ainda mais com a dinâmica atual do esporte. No duelo entre Minnesota Vikings e Las Vegas Raiders, no entanto, foram apenas três pontos marcado.
Restavam apenas dois minutos para o duelo acabar, quando o kicker Greg Joseph converteu um field goal de 36 jardas para dar a vitória para os Vikings por 3 a 0. A partida foi fraca, com os quarterbacks tendo dificuldades de encontrar seus alvos e as defesas tendo superioridade na maioria dos duelos.
No fim, o que importa é a vitória. Para a franquia de Minnesota representou o sétimo triunfo em 13 jogos disputados. A vaga nos playoffs ainda é real, mas pelo desempenho apresentado nos últimos jogos, a participação será como coadjuvante.
Bills e Bengals vivos
A temporada para Buffalo Bills e Cincinnati Bengals parecia acabada até a última semana. Entretanto, vitórias na rodada atual deixam as franquias vivas na briga pelos playoffs. Ambas têm campanha 7-6, assim como outras quatro equipes.
Os Bills venceram o Kansas City Chiefs por 20 a 17 em um jogo que ficou marcado por uma falta na reta final. Restando menos de dois minutos para o final do jogo, o wide receiver Kadarius Toney se posicionou a frente da linha da bola, o que é uma infração na NFL. Nessa jogada, o próprio jogador fez um touchdown, mas foi anulado pela falta.
Os Bengals, mesmo sem Joe Burrow, conseguiram a segunda vitória seguida. A equipe venceu o Indianapolis Colts por 34 a 14, mas terminou o jogo preocupada com a situação do quarterback Jake Borwning, que pode é dúvida para o restante da temporada.
Nessa briga toda pelos playoffs da Conferência Americana (AFC), quem se deu bem foi o Cleveland Browns, que venceu o Jacksonville Jaguars, e o Denver Broncos, com uma vitória dominante contra o Los Angeles Chargers.
Ravens e Rams fazem duelo da rodada
O líder da AFC é o Baltimore Ravens, que conseguiu mais uma vitória importante na NFL. O placar de 37 a 31 contra o Los Angeles Rams foi construído por meio de uma atuação de destaque do quarterback Lamar Jackson, com 316 jardas aéreas, três touchdowns lançados e 70 jardas corridas.
Contudo, Matthew Stafford também teve um dia positivo. Ele teve 294 jardas de passe e três touchdowns. Com tanto equilíbrio entre os quarterbacks, o duelo acabou indo à prorrogação. O ponto decisivo veio de um retorno de punt no qual Tylan Wallace conseguiu um retorno espetacular de 76 jardas para os Ravens conquistarem a 10ª vitória na temporada.
Resultados da Semana 14 da NFL
- Pittsburgh Steelers 18 x 21 New England Patriots
- Cincinnati Bengals 34 x 14 Indianapolis Colts
- New York Jets 30 x 6 Houston Texans
- New Orleans Saints 28 x 6 Carolina Panthers
- Baltimore Ravens 37 x 31 Los Angeles Rams
- Atlanta Falcons 25 x 29 Tampa Bay Buccaneers
- Cleveland Browns 31 x 27 Jacksonville Jaguars
- Chicago Bears 28 x 13 Detroit Lions
- San Francisco 49ers 28 x 16 Seattle Seahawks
- Las Vegas Raiders 0 x 3 Minnesota Vikings
- Los Angeles Chargers 7 x 24 Denver Broncos
- Kansas City Chiefs 17 x 20 Buffalo Bills
- Dallas Cowboys 33 x 13 Philadelphia Eagles
Jogos desta segunda-feira (11)
- New York Giants x Green Bay Packers - 22h15min (ESPN 4)
- Miami Dolphins x Tennessee Titans - 22h15min (ESPN 2 e Star+)