Mesmo fora dos gramados após a aposentadoria, Tom Brady segue sendo destaque fora de campo por conta de suas declarações. Recentemente, o ex-quarterback, campeão sete vezes do Super Bowl, concedeu entrevista e fez duras críticas à NFL.
— Eu acho que há muita mediocridade hoje na NFL. Eu não vejo a excelência que eu via no passado — disse ao ser entrevistado na ESPN norte-americana.
Um dos argumentos utilizados por Brady para explicar essa "mediocridade" foram as regras utilizadas pela Liga. Além disso, o ex-quarterback culpa a falta de bons treinadores para que o jogo tenha mais qualidade e para os jovens jogadores evoluírem da melhor forma.
— Eu acho que os técnicos não são bons como eram, que o desenvolvimento de jovens jogadores não é tão bom como era. As regras permitiram muitos hábitos ruins para chegar no desempenho real do jogo. Então, eu acho que o produto, na minha opinião, tem sido pior do que era — afirmou.
Brady jogou na NFL de 2000 a 2022, passando por diversas gerações de jogadores e estilos de jogos diferentes. Draftado pelo New England Patriots, ele conquistou seis títulos de Super Bowl pela franquia. Na reta final da carreira, o quarterback foi para o Tampa Bay Buccaneers, onde venceu mais um título e encerrou sua carreira na última temporada.
Por ter vivenciado diversas eras da NFL, Brady acredita que não há jogadores que impactem o jogo como havia no passado.
— Eu olho para vários jogadores como Ray Lewis, Rodney Harrison, Ronnie Lott e caras que impactaram o jogo de uma certa forma. E cada pancada que eles deram teria sido uma falta hoje em dia — disse.
Uma das maiores reclamações de Brady foi em relação a forma que os técnicos estão treinando seus jogadores. Para o ex-atleta, os treinadores estão mais preocupados em reclamar das pancadas sofridas, ao invés de ensinar a se proteger delas.
— Costumávamos a treinar os fundamentos dessas coisas o tempo todo. Agora, eles estão tentando regulamentar tudo. Jogadores de ataque precisam se proteger. Não cabe a um defensor proteger um jogador adversário. Um defensor precisa se proteger. Eu não lançava a bola em certas áreas porque eu tinha medo dos jogadores serem nocauteados — acrescentou.