O gaúcho Samuel Albrecht, 42 anos, do Veleiros do Sul, e a carioca Gabriela Nicolino, 34, do Iate Clube do Rio de Janeiro, conquistaram a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris nesta quinta-feira (2). Os velejadores da classe Nacra 17 da vela avançaram em terceiro lugar para a disputa da medal race, que irá definir as posições de pódio. De quebra, ainda garantiram para o Brasil a vaga ofertada para a América do Sul.
A classificação veio pelo fato de que os argentinos Mateo Majdalani e Eugenia Bosco, que já garantiram a medalha de ouro do Pan por antecipação, terem conquistado a vaga olímpica no último Campeonato Mundial.
Como a vaga não é do barco e sim do Comitê Olímpico do Brasil, que repassa às confederações o critério de seleção, a dupla que representará o país em Paris 2024 será a que atingir o índice no Troféu Princesa Sofia, na Espanha, no começo do próximo ano
Se os dois principais candidatos da Nacra 17 conseguirem tal feito, será realizada uma seletiva local. O outro barco com chances, pelos critérios da CBVela é formado por João Siemsen/Marina Arendt.
— Finalizando mais um dia, que foi bem bom pra nossa equipe. Chegamos à disputa da medal race brigando pela prata. Sabíamos que seria difícil disputar o campeonato com a dupla argentina, que vem num ritmo intenso. Nosso objetivo era brigar pela prata com os norte-americanos. Essas duplas nos superaram no Mundial. Estamos contentes e felizes. Foi um dia difícil. Precisávamos superar os americanos e conseguimos em duas regatas, sendo a última na linha de chegada. Estamos muito contentes. Demos o máximo, nos superamos. A medal race será bem diferente do normal e vamos tentar pressionar os americanos. Preparem o coração para sábado — comentou Samuel.
No Pan de Lima em 2019, Samuel e Gabriela conquistaram a medalha de bronze e nos Jogos Olímpicos de Tóquio terminaram entre os 10 primeiros colocados.
A vela no Pan acontece em Algarrobo, uma comuna da província de San Antonio, localizada na Região de Valparaíso.