No Mr. Olympia, principal campeonato de fisiculturismo do mundo, os campeões de cada categoria em um ano seguem como favoritos no próximo. Exceções acontecem quando algum se aposenta, sofre uma lesão durante a preparação ou surge um forte candidato inesperado.
Na edição de 2023, algumas categorias têm seus respectivos favoritos. Na Open, que concede o título de Mr. Olympia no masculino, o iraniano Hadi Choopan é o atual vencedor. No entanto, mesmo sendo favorito, os norte-americanos Derek Lunsford e Nick Walker podem surpreender no sábado, quando será definido o campeão.
Na Classic Physique, o canadense Chris Bumstead, o CBum, é o atual tetracampeão e vem forte para o quinto título consecutivo. O brasileiro Ramon Dino foi o segundo colocado em 2022 e pode surpreender nesta edição. Porém, o "Dinossauro do Acre", como é conhecido, terá a concorrência de Urs Kalecinski, o alemão que foi o terceiro lugar no ano passado.
Na categoria Wheelchair, de cadeira de rodas, o norte-americano Harold Kelley — vencedor de todas as edições desde 2018, quando foi adicionada ao Mr. Olympia — é o franco favorito novamente. Entre as mulheres, na Ms. Olympia, a norte-americana Andrea Shaw venceu em 2022 e pode repetir o feito nesta edição.
A brasileira Franciele Mattos é a atual bicampeã da Wellness e tem grandes chances de conquistar o tricampeonato. Ela venceu as duas vezes desde que a categoria começou a fazer parte da maior competição de fisiculturismo do mundo.