O favoritismo era todo de Darlan Romani e ele não decepcionou o Brasil na tarde desta sexta-feira (3) em Santiago, no Chile. O brasileiro conquistou o ouro no arremesso de peso e igualou o recorde de mais medalhas de ouro na história do país em Jogos Pan-Americanos — a marca seria superada logo depois com a conquista da ginástica rítmica nos cinco arcos.
O brasileiro arremessou 21m36cm e garantiu o primeiro lugar no Estádio Nacional. O mexicano Uziel Muñoz (21m15cm) e o americano Jordan Geist (20m53cm), levaram a prata e o bronze, respectivamente. Ele se tornou bicampeão da prova, pois já havia levado o ouro nos Jogos de Lima, em 2019.
— A gente sabe que está no caminho certo para a Olimpíada, então é uma marca excelente. Como eu falo, a gente sempre lamenta o erro, mas eu poderia ter feito mais. São coisas que acontecem durante uma prova. Agora vamos comemorar a medalha, que é o mais importante, estamos levando para o Brasil e vamos comemorar bastante — disse o brasileiro após a conquista.
A melhor marca do brasileiro veio apenas na quinta tentativa. Antes, havia queimado a primeira tentativa e arremessado abaixo dos 21m. Depois dos 21m36cm, ainda fez 21m02cm, mas a marca do quinto arremesso lhe garantiu o ouro.