Ex-campeão peso-leve do Ultimate, Charles "Do Bronx" Oliveira volta ao octógono no dia 21 de outubro. Depois de vencer Beneil Dariush em junho, o brasileiro faz a revanche contra Islam Makhachev, em Abu Dhabi. No primeiro encontro entre os dois lutadores, em outubro passado, Do Bronx foi finalizado pelo russo no segundo round de luta.
Aos 33 anos, Charles é o maior finalizador da história da organização, com 16 no total, e o que mais venceu lutas pela via rápida (nocaute ou finalização), totalizando 20. Em 16 de maio de 2021, venceu Michael Chandler por nocaute e conquistou o cinturão peso-leve.
Em entrevista à GZH, o lutador disse que não vê a segunda luta contra Makhachev como revanche e que está preparado para ser campeão novamente.
— Sendo sincero, eu estou muito tranquilo. Ele (Makhachev) merece tudo o que conquistou, mas eu tenho muita história também. Essa luta no UFC 294 é como se fosse o nosso primeiro encontro. Estou confiante, me preparei muito. Vou lutar com alegria como sempre fiz em toda a minha carreira — disse Do Bronx.
Na pesagem oficial do UFC 274 em maio de 2022, evento em que defenderia o cinturão pela segunda vez, Do Bronx não bateu o peso (até 70,3 kg) e foi destituído do título. Desta forma, o cinturão só valeria caso o americano Justin Gaethe vencesse o combate. Mais tarde, o vice-presidente da organização Marc Ratner admitiria que a balança oficial podia estar desregulada. Para o ex-campeão, algumas pessoas tentaram entrar em sua cabeça naquele momento.
— "Roubaram" meu cinturão. Outros lutadores também foram prejudicados com a balança desregulada. De qualquer forma, a justiça foi feita contra o Justin Gaethje (Charles finalizou o rival no primeiro round). Hoje estou aqui focado, pronto para bater o peso e ser campeão de novo — falou o brasileiro.
O palco do UFC 294 será montado na Etihad Arena, em Abu Dhabi. Para chegar ao trono da divisão dos leves, Charles vai precisar superar Islam Makhachev, que não é derrotado desde 2015. Caso conquiste o título, Do Bronx pensa em fazer superlutas.
— Ainda acho que posso conquistar muitas coisas aqui no UFC. Quem sabe, depois dessa luta, tudo dando certo, posso desafiar o Leon Edwards (campeão dos meio-médios -até 77kg) ou o Volkanovski? (campeão dos penas - até 66kg). Tudo pode acontecer. Mas, primeiro, preciso ganhar no dia 21. — finaliza.