O São Luiz fez valer o mando de campo, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí, para vencer o São José por 2 a 0 pela partida de ida da Copa FGF — Troféu Rei Pelé. O triunfo do Rubro aconteceu com gols de Lucas Hulk e Lucas Souza, em partida realizada nesta quinta-feira (12).
O vencedor do torneio garante vaga na Copa do Brasil de 2024, além de presença na Recopa Gaúcha do próximo ano. O jogo começou equilibrado, sem muitas chances para as duas equipes, que estavam sofrendo com o estado do gramado.
Porém, o São Luiz abriu o placar em uma cobrança de escanteio aos 30 minutos da primeira etapa. A bola foi mal cortada pela zaga do São José, sobrou na ponta direita da área para Diogo Sodré que chegou batendo cruzado e Lucas Hulk empurrou para o fundo da rede no meio do caminho.
Os donos da casa pressionaram após o primeiro gol, mas não conseguiam ampliar a vantagem. Na segunda etapa, o time de Ijuí seguiu melhor e ficou com um jogador a mais em campo aos 19 minutos, pois o zagueiro Jadson recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Com isso, o São Luiz foi para cima em busca de um resultado difícil de ser revertido na partida de volta. Aos 34 minutos, o zagueiro Wesley fez um lançamento do campo de defesa nos pés de Lucas Souza — que havia entrado dez minutos antes. Ele dominou a bola com calma e chutou com categoria para ampliar.
Na reta final da partida, a preocupação da equipe da Capital foi não sofrer o terceiro gol e o técnico Thiago Gomes fechou o time. O Rubro até pressionou, mas sem obter sucesso nas finalizações.
Perto do bicampeonato
O time de Ijuí está em busca do bicampeonato da competição. Chegou invicto para a decisão e com a melhor defesa, apenas cinco gols sofridos. A equipe do Zequinha foi à decisão com o melhor ataque, 28 gols marcados, e com aproveitamento superior ao adversário — por isso decide a Copa FGF em casa.
O jogo da volta será no domingo (15), às 16h, no Estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre. O São Luiz pode até perder por 1 a 0 que garante mais um título da Copa FGF. O São José precisa vencer por dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis, e uma vantagem de três gols para conquistar o torneio pela segunda vez na história — a primeira foi em 2017.