A gaúcha Tatiana Weston-Webb conquistou nesta sexta (27) uma vaga nas semifinais do surfe dos Jogos Pan-Americanos. Na praia de Punta Lobos, em Pichilemu, no Chile, ela venceu a bateria de quartas diante da peruana Daniella Rosas, campeã em Lima 2019. Como o surfe não tem disputa de medalhas de bronze, as semifinalistas se garantiram no pódio.
Rosas abriu com uma nota 5.00, mas Tati conquistou um 7.17 na sequência e passou a liderar. A peruana deu a resposta com 5.50 e foi 10.50 no total, deixando a brasileira com a necessidade de uma boa nota para avançar.
E, nos instantes finais, ela conseguiu um 4.87, que garantiu um total de 12.04 e passou a liderar e passar à fase seguinte.
— Foi uma bateria muito disputada e não tinha muitas ondas. Então foi bem difícil de escolher a onda boa e ela me marcou a bateria inteira, mas deu pra virar no finalzinho, nos últimos 30 segundos. Ainda bem que Deus me mandou essa onda e estou muito feliz de passar mais uma (fase) e vamos com tudo — comentou a número 8 do ranking da World Surf League.
Tati volta a cair na água ainda nesta sexta. Em busca de um lugar na disputa da medalha de ouro, ela encara a costa-riquenha Leillani McGonagle, que passou pela chilena Estela López. A bateria está marcada para começar às 16h49min. As disputas por medalhas acontecerão na próxima segunda (30).
Mais dois brasileiros passaram às semifinais nesta sexta pela manhã, ambos no Stand Up Paddle. No masculino, Luiz Diniz venceu o mexicano Felipe Rodríguez e agora vai enfrentar o norte-americano Zane Schweitzer, às 17h58min de hoje. Entre as mulheres, Aline Adisaka eliminou a argentina Lucia Cosoleto e às 18h21min vai encarar a colombiana Isabella Gómez.
Quem ficou pelo caminho foi Krystian Kymerson, que perdeu na repescagem para o peruano Lucca Mesinas.