Após anos como técnico da Seleção Brasileira, Tite voltou a trabalhar no Brasil, agora como treinador do Flamengo. A contratação foi confirmada no perfil do clube carioca nas redes sociais nesta segunda-feira (9). Antes da oficialização, o vice-presidente do rubro-negro, Marcos Braz, já havia falado ao ge.globo sobre a chegada de Tite:
— O Flamengo está muito feliz com a aceitação dele. Ele foi muito complacente e correto com a gente. Foram conversas diretas, retas, que eu acho que chegaram um bom tom e a um excelente final — disse Braz, ressaltando que a contratação só não foi confirmada antes devido obstáculos como convencer o treinador a voltar a trabalhar em 2023.
Tite chega ao clube para substituir o técnico Jorge Sampaoli, demitido após a perda do título da Copa do Brasil para o São Paulo. O argentino carregava em sua trajetória a eliminação na Libertadores para o Olimpia, nas oitavas do torneio continental.
O contrato de Tite no Flamengo terá validade até dezembro de 2024, quando o mandato do presidente Rodolfo Landim se encerra. O treinador chega acompanhado dos auxiliares César Sampaio, Matheus Bacchi e Cléber Xavier, o analista de desempenho Lucas Oliveira, e o preparador físico Fábio Mahseredjian. Esse último atuou no Fla entre 2003 e 2004.
O novo comandante terá um bom tempo para trabalhar com o elenco, pois, devido à data Fifa, o próximo jogo do clube carioca acontecerá somente no dia 19 de outubro, contra o Cruzeiro, em Minas Gerais. No Brasileirão, o Flamengo ocupa a quinta posição, 44 pontos, 11 atrás do líder Botafogo.
Aos 62 anos, Tite tem em seu currículo vários títulos regionais, nacionais e internacionais por clubes e Seleção. Os mais representativos são a Copa do Brasil pelo Grêmio (2001), a Sul-Americana pelo Inter (2008), o Brasileirão pelo Corinthians (2011 e 2015), a Libertadores da América e o Mundial pelo Corinthians (2012), além da Copa América pela Seleção (2019).
Ele também foi o treinador do Brasil nas duas últimas Copas do Mundo — caiu nas quartas de finais para Bélgica (2018) e Croácia (2022).